Cidades

Crise migratória em Roraima: a solução é controlar a fronteira

Desde 2017, a crise migratória em Roraima é um desafio. Ela tem sua causa nos problemas sociais, políticos e econômicos da Venezuela. Assim, todos os dias, centenas de venezuelanos vêm para o Brasil. E a maioria fica em Roraima.

A fronteira estava fechada para evitar a covid-19. Mas, foi aberta em junho deste ano. A medida piorou a crise migratória em Roraima. Desde então, mais de 30 mil venezuelanos passaram no posto de triagem da Operação Acolhida, que fica em Pacaraima.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), em agosto deste ano, 5.869 mil venezuelanos estavam fora dos abrigos. A OIM mapeou 31 ocupações, além das pessoas em situação de rua. Por outro lado, a Operação Acolhida atende a 7.944 venezuelanos em 14 abrigos em Roraima.

Portanto, os números provam que um país inteiro não cabe dentro de um Estado. O Brasil faz parte de acordos internacionais. Por isso, fechar a fronteira não é viável. Mas, eu defendo o controle na fronteira. E isso é possível!

Crise Migratória em Roraima: Estados devem dizer quantas pessoas podem receber

Para enfrentar o problema, eu pesquisei as experiências de outros países que também passaram por isso. Assim, fiz o projeto de lei 408/2018, que muda a Lei de Migração.

A minha proposta é simples: são os Estados brasileiros que vão dizer, a partir da sua capacidade de serviços públicos, quantas pessoas podem receber e atender com qualidade. Além disso, o meu projeto também diz que os culpados por crimes, serão expulsos do país. Isso traz mais segurança para a população de Roraima.

O meu projeto já está no Senado Federal, porém a Casa ainda não colocou em pauta. Mas, é urgente que isso aconteça. E, antes que os problemas sociais de Roraima e de outros Estados que recebem os venezuelanos, piore.

A solução é controlar a entrada de pessoas dentro do que cada Estado pode receber. Assim, o Brasil vai cumprir o seu dever humanitário, com o planejamento e a qualidade necessária. E, acima de tudo, sem prejudicar os próprios brasileiros.

Romero Jucá

Rosi Martins

Recent Posts

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

13 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

22 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

33 minutos ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

2 horas ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

3 horas ago