O curta-metragem roraimense “Rabiola“, representará o Brasil no Festival Internacional de Cinema de Arlington, no Texas, Estados Unidos. A princípio, o filme passará na amostra competitiva internacional neste sábado (5).
O Rabiola é uma produção desenvolvida pela Platô Filmes, com direção do cineasta Thiago Briglia. Junto ao filme brasileiro também participam outros 16 da Alemanha, Armênia, Irã, Espanha, França, Inglaterra, Turquia, bem como dos Estados Unidos.
De acordo com Thiago, representar o Brasil no exterior é um sentimento de muita gratidão.
“É uma enorme satisfação ver nosso filme representar o Brasil na terra do Tio Sam [Estados Unidos]. Eles têm muita tradição em cinema e o público terá a oportunidade de assistir este curta roraimense que trata de aspectos relevantes da nossa vida contemporânea aqui no Extremo Norte do país”, declarou.
O curta de ficção, tem duração de 14 minutos, e acima de tudo aborda as relações sociais estabelecidas no contexto migratório em Boa Vista. O filme começa a partir de uma disputa de papagaios entre uma criança brasileira e duas venezuelanas. A produção se passa no Parque Anauá.
Dentre o elenco do filme, estão os atores mirins de primeira viagem, Abrahan Melendez, Bianca Gonzalo e Caíque Cordeiro, que nunca trabalharam com atuação, mas revelaram seus talentos em cenas lúdicas e também dramáticas.
Assim também, os atores Jesús Cova e Ixemar Camacho completam o elenco. Ixemar já possui experiência com teatro na Venezuela e recebeu um prêmio no Festival Olhar do Norte pela atuação em Rabiola.
Desde o lançamento oficial do filme, no final de 2021, o curta roraimense já recebeu diversos prêmios, entre eles os de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Atuação no 4º Festival Olhar do Norte 2022. Do mesmo modo, recebeu o prêmio de Melhor Filme no Prêmio Cultural da Assembleia Legislativa de Roraima. Por fim, ganhou o de 3º Melhor Filme no Festival Educa, Claquete e Ação de São Paulo.
Fonte: Da Redação
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual