Cidades

Damurida: prato típico indígena traz o sabor da culinária roraimense

A damurida é um dos pratos típicos da culinária de Roraima, dessa forma ao falar do aniversário de Boa Vista que este ano está fazendo 132 anos e que será comemorado no dia 9 de Julho, vamos falar de um dos destaque da gastronomia que faz da capital um lugar especial para se viver.

A Damurida é um caldo de peixe, que em seu preparo leva diversos tipos de pimenta, verduras e tempero simples, como o sal. Está presente também em várias etnias, que de uma forma festiva preparam essa receita, repassada de geração em geração.

Diversidade cultural

Mesmo com a diversidade cultural que encontramos em Roraima, a capital concentra a maior parte da população. Assim, não é apenas a culinária indígena, mas uma miscigenação de várias culturas e sabores que tornam Boa Vista multicultural.

A agricultora Anete Rodrigues da etnia Wapichana, chegou na região do P.A Nova Amazônia no ano de 1995. A região era então chamada de “Fazenda Saab”. Por lá, criou os filhos e continuou com a tradição de fazer a Damurida em datas festivas, tornando o sabor ainda mais especial.

Assim, a pimenta que ela utiliza no prato, é cultivada por meio de um projeto da prefeitura da capital, chamado Tay Tay. Ele pertence ao Grupo Aurora do Campo.

“É um prato tradicional para a minha família. Faz parte da minha infância, adolescência e vida adulta. Sempre comi na mesa com os meus pais e aprendi com a minha mãe. Minhas três filhas sabem cozinhar e tenho certeza que vão passar para os filhos delas como uma tradição de família”, conta Anete.

Toque especial

Do mesmo modo quem também prepara o prato é a agricultora Assélia Pio, que faz então a Damurida com o toque especial do Murupi, líquido apurado da mandioca que deixa o sabor mais ácido no peixe.

“Aprendi a fazer a Damurida com a minha vó materna, Francisca, que utilizava o murupi para dar um sabor ácido que lembra o limão e também deixar o caldo mais escuro. Estou com 43 anos e até hoje, um dos pratos que mais lembram a minha cultura indígena dos macuxi, é a Damurida de peixe” disse.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

View Comments

Recent Posts

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

11 horas ago

É falsa informação que imigrantes invadiram Hospital da Criança durante tiroteio

Imigrantes levaram um ferido ao hospital infantil em busca de atendimento, mas foram orientados a…

11 horas ago

HGR pede comparecimento com urgência de familiares de paciente

Claudiane Alencar Barbosa de 43 anos, está internada no setor de psiquiatria do hospital

11 horas ago

Ministério Público vai apurar denúncias relacionadas à falta de estrutura na maternidade reinaugurada do Governo

No início desta semana, uma família denunciou a morte de um bebê por falta de…

12 horas ago

Festejo Intercultural que celebra as tradições indígenas inicia neste sábado, 21, na Comunidade Canauanim, no Cantá

Serão três dias de festa para reunir os povos indígenas e não indígenas. Haverá competições,…

12 horas ago

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito

13 horas ago