Cidades

Damurida: prato típico indígena traz o sabor da culinária roraimense

A damurida é um dos pratos típicos da culinária de Roraima, dessa forma ao falar do aniversário de Boa Vista que este ano está fazendo 132 anos e que será comemorado no dia 9 de Julho, vamos falar de um dos destaque da gastronomia que faz da capital um lugar especial para se viver.

A Damurida é um caldo de peixe, que em seu preparo leva diversos tipos de pimenta, verduras e tempero simples, como o sal. Está presente também em várias etnias, que de uma forma festiva preparam essa receita, repassada de geração em geração.

Diversidade cultural

Mesmo com a diversidade cultural que encontramos em Roraima, a capital concentra a maior parte da população. Assim, não é apenas a culinária indígena, mas uma miscigenação de várias culturas e sabores que tornam Boa Vista multicultural.

A agricultora Anete Rodrigues da etnia Wapichana, chegou na região do P.A Nova Amazônia no ano de 1995. A região era então chamada de “Fazenda Saab”. Por lá, criou os filhos e continuou com a tradição de fazer a Damurida em datas festivas, tornando o sabor ainda mais especial.

Assim, a pimenta que ela utiliza no prato, é cultivada por meio de um projeto da prefeitura da capital, chamado Tay Tay. Ele pertence ao Grupo Aurora do Campo.

“É um prato tradicional para a minha família. Faz parte da minha infância, adolescência e vida adulta. Sempre comi na mesa com os meus pais e aprendi com a minha mãe. Minhas três filhas sabem cozinhar e tenho certeza que vão passar para os filhos delas como uma tradição de família”, conta Anete.

Toque especial

Do mesmo modo quem também prepara o prato é a agricultora Assélia Pio, que faz então a Damurida com o toque especial do Murupi, líquido apurado da mandioca que deixa o sabor mais ácido no peixe.

“Aprendi a fazer a Damurida com a minha vó materna, Francisca, que utilizava o murupi para dar um sabor ácido que lembra o limão e também deixar o caldo mais escuro. Estou com 43 anos e até hoje, um dos pratos que mais lembram a minha cultura indígena dos macuxi, é a Damurida de peixe” disse.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Empreendedoras de Boa Vista ampliam vendas e conquistam novos públicos com apoio da AME

Criada em 2022, AME busca fortalecer pequenos negócios da capital

3 horas ago

Natal da Paz atrai mais de 30 mil pessoas à Praça Aderval da Rocha Ferreira, em Boa Vista

A 12ª edição do tradicional espetáculo apresentou “A jornada de todos nós - Uma ópera…

4 horas ago

Conselho do FGTS libera uso do fundo para imóveis de até R$ 2,2 milhões

Medida elimina diferença entre contratos antigos e novos

7 horas ago

UERR adota teletrabalho após suspensão de serviços terceirizados

Regime começará a valer nesta terça-feira, 9, por tempo indeterminado. Medida atinge servidores docentes, técnicos-administrativos,…

9 horas ago

Brasil tem melhor renda, menor pobreza e desigualdade desde 1995

Ipea aponta avanço após crises e retomada do trabalho e da assistência

1 dia ago