Cidades

Dedicação e afeto: pedagogos de Boa Vista ajudam a construir futuro das crianças

Eles não apenas ensinam letras e números, mas também respeito, empatia, cidadania e sonhos. No Dia do Pedagogo, celebrado nesta terça-feira, 20, a Prefeitura de Boa Vista homenageia os profissionais que atuam diretamente na formação das novas gerações e que, com amor e compromisso, fazem da sala de aula um espaço de transformação.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com 3.081 pedagogos, sendo 3.053 efetivos e 28 temporários. São profissionais que, todos os dias, plantam sementes de conhecimento, cidadania e esperança. Do mesmo modo, muito além do papel de ensinar conteúdos escolares, esses educadores acolhem, escutam, orientam e constroem vínculos afetivos que fazem toda a diferença na vida de cada aluno.

Entre histórias e conquistas

Com 29 anos de experiência, Pedro Souza se formou em Pedagogia e História. Mestre em Educação, ele atua na Rede Municipal de Ensino desde 2005. Para o profissional, ser pedagogo vai além do conteúdo: é uma missão de vida.

“Ser pedagogo é planejar e aplicar estratégias que despertem nos alunos o prazer de aprender. Uma aluna que tive na 1ª série, desmotivada e repetente, foi transformada com incentivo e responsabilidade. Fiz dela líder da turma, devolvi sua autoestima. Hoje, ela é empresária. Isso mostra que nosso papel vai além da sala de aula”, disse.

Afeto dos pedagogos que transforma desde a infância

Assim, na Educação Infantil, a professora Sthefanny Pereira também vive a pedagogia como missão diária. Em três anos de atuação, ela enxerga o seu trabalho como um compromisso com a formação humana desde os primeiros passos.

“Ser pedagoga é acreditar no poder da educação para mudar realidades. É um processo de troca, afeto e crescimento. Um dia, perguntei o que as crianças queriam ser quando crescessem. Uma me respondeu que queria ser professora como eu, porque eu ganhava muitos desenhos. Aquilo me emocionou. Na infância, o carinho é a maior forma de reconhecimento”, comentou.

Com histórias como a do Pedro e da Sthefanny, Boa Vista mostra que a educação acontece todos os dias em pequenos gestos e que os pedagogos são os principais arquitetos do futuro que queremos construir.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

25 minutos ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

1 hora ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

11 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

13 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

15 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

16 horas ago