Cidades

Defensoria Pública e Secretaria Municipal de Educação firmam parceria para 2º mutirão de reconhecimento de paternidade em Boa Vista

A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) firmou parceria com a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), para a segunda edição do mutirão de reconhecimento de paternidade “Meu Pai Tem Nome”.

Com a parceria, a DPE-RR terá acesso a uma lista fornecida por 15 escolas municipais, já selecionadas pela Smec, com o contato de mães ou então responsáveis por alunos que não possuem o nome do pai no registro de nascimento.

Na primeira edição do mutirão, as equipes realizaram 111 atendimentos. Para essa edição de 2023, a expectativa é chegar à marca de 150 acordos finalizados.

O projeto “Meu Pai Tem Nome” é uma iniciativa do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). O objetivo do projeto é reduzir o número de registros com pais ausentes no Brasil.

A ação acontece pelo segundo ano consecutivo e em todo o país por meio das Defensorias Públicas estaduais e distrital.

Parcerias

No encontro entre a defensora pública Elceni Diogo, coordenadora do mutirão, e a secretária de Educação e Cultura de Boa Vista, Maria Consuelo Sales Silva, foi explicado o objetivo do mutirão e como o trabalho será conduzido.

Além disso, a DPE-RR firmou a mesma parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED). Assim como, a Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges).

A secretária Maria Consuelo parabenizou a Defensoria Pública pela iniciativa e destacou a importância que o reconhecimento da filiação tem na vida da criança, pois é algo que levará para a vida adulta.

“Em nome do prefeito Arthur Henrique, quero parabenizar a toda Defensoria. Claro, a prefeitura não quer ficar fora dessa ação, porque quem ganha é toda a população. Estamos à disposição e muito felizes em poder participar de alguma forma com esse trabalho tão bonito”, afirmou.

De acordo com a defensora Elceni Diogo, a adesão da SMEC dará um alcance maior ao evento, bem como engrandecer o projeto.

“Visto que na Secretaria de Educação do município devem ter informações de muitas crianças que estão registradas sem o nome do pai. Essa parceria vem engrandecer o projeto na Defensoria Pública de Roraima”, disse.

Como fazer a inscrição

Para participar da ação, a pessoa interessada deve entrar em contato pelo número (95) 99168-4436. É preciso apresentar documentos pessoais como RG, CPF, a certidão de nascimento de quem terá a paternidade reconhecida. Deve apresentar também um comprovante de residência para cadastrar o endereço corretamente.

Quem preferir fazer as inscrições presencialmente, deve procurar a sede da Defensoria Pública, na avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro, ou no prédio da Câmara de Conciliação, na Avenida Ene Garcez, no bairro São Francisco, ao lado do prédio da Funasa. O período de pré-agendamento encerra no dia 16 de agosto.

Após o pré-agendamento, a equipe da Defensoria Pública entrará em contato por meio do número cadastrado, para que sejam informados outros dados pessoais, bem como informações sobre o suposto pai, para que também seja feito contato com ele.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

55 minutos ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

3 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

4 horas ago