Cidades

Defensoria Pública e Secretaria Municipal de Educação firmam parceria para 2º mutirão de reconhecimento de paternidade em Boa Vista

A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) firmou parceria com a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), para a segunda edição do mutirão de reconhecimento de paternidade “Meu Pai Tem Nome”.

Com a parceria, a DPE-RR terá acesso a uma lista fornecida por 15 escolas municipais, já selecionadas pela Smec, com o contato de mães ou então responsáveis por alunos que não possuem o nome do pai no registro de nascimento.

Na primeira edição do mutirão, as equipes realizaram 111 atendimentos. Para essa edição de 2023, a expectativa é chegar à marca de 150 acordos finalizados.

O projeto “Meu Pai Tem Nome” é uma iniciativa do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). O objetivo do projeto é reduzir o número de registros com pais ausentes no Brasil.

A ação acontece pelo segundo ano consecutivo e em todo o país por meio das Defensorias Públicas estaduais e distrital.

Parcerias

No encontro entre a defensora pública Elceni Diogo, coordenadora do mutirão, e a secretária de Educação e Cultura de Boa Vista, Maria Consuelo Sales Silva, foi explicado o objetivo do mutirão e como o trabalho será conduzido.

Além disso, a DPE-RR firmou a mesma parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED). Assim como, a Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges).

A secretária Maria Consuelo parabenizou a Defensoria Pública pela iniciativa e destacou a importância que o reconhecimento da filiação tem na vida da criança, pois é algo que levará para a vida adulta.

“Em nome do prefeito Arthur Henrique, quero parabenizar a toda Defensoria. Claro, a prefeitura não quer ficar fora dessa ação, porque quem ganha é toda a população. Estamos à disposição e muito felizes em poder participar de alguma forma com esse trabalho tão bonito”, afirmou.

De acordo com a defensora Elceni Diogo, a adesão da SMEC dará um alcance maior ao evento, bem como engrandecer o projeto.

“Visto que na Secretaria de Educação do município devem ter informações de muitas crianças que estão registradas sem o nome do pai. Essa parceria vem engrandecer o projeto na Defensoria Pública de Roraima”, disse.

Como fazer a inscrição

Para participar da ação, a pessoa interessada deve entrar em contato pelo número (95) 99168-4436. É preciso apresentar documentos pessoais como RG, CPF, a certidão de nascimento de quem terá a paternidade reconhecida. Deve apresentar também um comprovante de residência para cadastrar o endereço corretamente.

Quem preferir fazer as inscrições presencialmente, deve procurar a sede da Defensoria Pública, na avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro, ou no prédio da Câmara de Conciliação, na Avenida Ene Garcez, no bairro São Francisco, ao lado do prédio da Funasa. O período de pré-agendamento encerra no dia 16 de agosto.

Após o pré-agendamento, a equipe da Defensoria Pública entrará em contato por meio do número cadastrado, para que sejam informados outros dados pessoais, bem como informações sobre o suposto pai, para que também seja feito contato com ele.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

2 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

3 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

3 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

3 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

5 horas ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

7 horas ago