Cidades

Defensoria Pública prepara mutirão para migrantes atendidos pela Operação Acolhida em Roraima

Após reunião firmada com a Operação Acolhida, a Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) estabeleceu um calendário de atendimento voltado aos migrantes e refugiados que passam pelo Posto de Interiorização e Triagem (PITRIG). O defensor público-geral do Estado, Oleno Matos, estava na reunião desta segunda-feira (18), com defensores e servidores.

A reunião contou com a participação de representantes da Administração Superior e Câmara de Conciliação, assim como a Central de Atendimento e Peticionamento Inicial (Capi) e Defensoria Itinerante.

Agora, os esforços estão em pleno andamento para organizar um mutirão de atendimento para atender à demanda reprimida de pessoas que aguardam a interiorização. O mutirão também é direcionado para aqueles que necessitam resolver pendências judiciais. A ação está agendada para acontecer entre os dias 2 e 4 e 9 e 11 de outubro. 

Outra medida será estabilizar o fluxo de atendimento semanal após o mutirão, o que poderá evitar nova demanda reprimida. Dessa forma, os migrantes e refugiados poderão regularizar suas situações legais.

4ª edição do “Enfim, Casados!”, da Defensoria Pública

Atendendo ao pedido dos migrantes e refugiados que desejam casar, o DPE-RR, em conjunto com a Vara da Justiça Itinerante e os Cartórios do 1º e 2º Ofícios da  capital, Loureiro e Daniel Aquino, respectivamente, vão realizar a 4ª edição de 2023 do projeto “Enfim, Casados!”.

A defensora pública, Elceni Diogo, esclarece que as inscrições devem começar em breve. “A equipe responsável irá se reunir esta semana para preparar o edital de inscrição, data, local, e demais preparativos necessários a serem adotados”, explicou. .

Conforme o defensor público-geral, o mutirão acontecerá por cinco dias. O último dia (11/10) dedica-se às audiências com a titular da Vara da Justiça Itinerante, a juíza de Direito Graciette Sotto Mayor.

Além disso, Oleno Matos anunciou que haverá mais um casamento coletivo para os migrantes e refugiados.

“Dessa vez com um tema especial – Enfim, casados: Amor Sem Fronteiras -, realizaremos o sonho de 100 casais de migrante que desejam dizer sim, perante o juiz de paz. Sejam casais apenas de estrangeiros ou estrangeiros com brasileiros”, mencionou.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

6 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

9 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

9 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

11 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

12 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

13 horas ago