O laboratório Takeda, fabricante da vacina Qdenga, vai ampliar a produção das doses contra a dengue por meio de parceria com o laboratório indiano Biological E.
Em nota, a Takeda disse que a ‘Biological E’ vai produzir 50 milhões de doses da Qdenga por ano. O que permite alcançar a meta de entregar 100 milhões de doses até 2030.
De acordo com o comunicado, a parceria atende à necessidade específica de fornecer doses para programas nacionais de vacinação. Dessa forma, o intuito do fabricante é de ajudar a proteger populações mais vulneráveis.
“Essas doses serão, ao final, disponibilizadas para aquisição por governos de países endêmicos até 2030, no mais tardar, para apoiar programas nacionais de imunização”, destacou o laboratório Takeda.
Assim, a Qdenga está incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro do ano passado. A sua distribuição iniciou este mês a 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para a imunização de crianças e adolescentes.
Por fim, a seleção de municípios, de acordo com a pasta, é devido a quantidade limitada de doses disponibilizada pelo fabricante. Logo, com o anúncio da Takeda, a expectativa é que mais cidades brasileiras recebam e que outros grupos recebam o imunizante.
Fonte: Agência Brasil
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual