Governador Antonio Denarium ladeado do vice-governador Edilson Damião e do presidente da Caer, James Serrador - Foto: Facebook
Os deputados estaduais analisam nesta terça-feira, 28, um Projeto de Lei que pede a suspensão do aumento de 8,26% na conta de água. O terceiro reajuste tarifário consecutivo aplicado pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) passa a valer a partir de Fevereiro.
A Mesa Diretora vai se reunir na tarde de hoje e, em seguida vai realizar sessão extraordinária na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
De autoria do deputado Renato Silva (Podemos), o PL então justifica que o reajuste prejudica a população.
“Essa medida se fundamenta na necessidade de proteger os consumidores diante de um aumento desproporcional, que viola princípios constitucionais e legais, como o da modicidade tarifária, e compromete o acesso da população a um serviço essencial”.
Além disso, no texto, o deputado lembra que a Caer já fez dois reajustes seguidos recentemente. Sendo um de 25,03% em 2023 e outro de 23,77% em 2024. O que, conforme ele, com mais um aumento seguido, prejudica a população de baixa renda.
“A população de Roraima, em sua maioria de baixa renda, encontra-se em um cenário econômico desafiador, agravado pela inflação e pelo aumento do custo de vida. Nesse contexto, a aplicação de mais um reajuste eleva a tarifa de forma desproporcional e injustificada, ferindo o princípio da modicidade tarifária, que assegura que os serviços públicos essenciais sejam cobrados por valores acessíveis”, diz a matéria.
Por fim, o deputado citou a falta de transparência da Caer no processo que a levou a reajustar o reajuste tarifário.
“Além disso, o processo de reajuste apresentou falhas em relação à transparência e à participação popular. Não foram amplamente divulgadas as bases técnicas que justificassem o aumento, tampouco houve realização de audiências públicas que permitissem a manifestação da sociedade civil, como previsto na legislação aplicável. A ausência de publicidade adequada impede que os consumidores compreendam os fundamentos do reajuste e compromete a legitimidade da medida”.
Fonte: Da Redação
Nova funcionalidade tem potencial para atender mais de 155 milhões de brasileiros
Causador do acidente foi socorrido com ferimentos leves e, em seguida, detido por embriaguez ao…
Ambas as vítimas são do sexo masculino. A primeira foi encontrada no final da tarde…
Alta ocorreu do primeiro para o segundo semestre de 2024
Golpistas prometem uma suposta devolução de valores em cartões de crédito e débito mediante pagamento…
Agora todos os 41 medicamentos e itens como fraldas geriátricas são gratuitos, beneficiando mais de…