Cidades

Desastres climáticos afetaram mais de 336 mil pessoas no país, em 2025

O ano de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, com temperatura média global atingindo 1,47ºC acima dos níveis pré-industriais (1850-1900).

No Brasil, esse aquecimento se refletiu em uma sucessão de eventos climáticos extremos que impactaram diretamente 336.656 pessoas. Eles geraram prejuízos econômicos na ordem de R$ 3,9 bilhões.

Os dados constam no mais recente relatório Estado do Clima, Extremos de Clima e Desastres no Brasil. O documento foi elaborado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O levantamento ocorreu a partir de informações de órgãos, serviços e programas de monitoramento do clima de diferentes regiões do planeta.

Conforme os dados, no ano passado, a temperatura média global atingiu 14,97 °C. Ou seja, ela ficou apenas 0,01 °C abaixo da registrada em 2023 e 0,13 °C abaixo de 2024 – o ano mais quente da série histórica.

Eventos hidrológicos

O estudo destaca que, no Brasil, o verão de 2024/2025 foi o sexto mais quente desde 1961. E que, em novembro de 2025, oito unidades federativas registraram secas em 100% de seus territórios. São elas: Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

O relatório indica ainda que o país teve sete ondas de calor e o mesmo número de ondas de frio. Além de uma “ampla variedade de desastres hidrometeorológicos fortalecidos por padrões climáticos extremos associados ao aquecimento global”. 

De acordo com os dados, o Brasil registrou 1.493 eventos hidrológicos como secas intensas, alagamentos, transbordamentos de cursos d’água, cheias, enxurradas, deslizamentos de terra etc, sendo 1.336 de pequeno porte; 146 de médio porte e 11 de grande, com a predominância de inundações, enxurradas e deslizamentos de terra. A região Sudeste (ES, MG, RJ e SP) concentrou 43% do total de ocorrências.

Esses eventos, conforme os autores do relatório, evidenciaram não somente “contextos territoriais mais vulneráveis, , nos quais a intensidade dos eventos e as condições locais favoreceram a geração de danos mais significativos”, como diferenças municipais “na capacidade de resposta institucional às ocorrências.

Ainda de acordo com os especialistas, 2.095 das 5.570 cidades brasileiras estão expostas a riscos geo-hidrológicos. Portanto, devem ser foco prioritário de ações de gestão e prevenção de riscos e desastres.

Minas Gerais, que neste mês voltou a ser castigada por fortes chuvas, é apontada como a unidade da federação com maior número de cidades em risco durante períodos chuvosos: dos 853 municípios mineiros, 306 estão suscetíveis a deslizamentos, enxurradas e inundações, o que, segundo os especialistas do Cemaden, representa um perigo para cerca de 1,5 milhão de pessoas

Perspectiva

Destacando que o número de desastres climáticos, no Brasil, aumentou 222% entre o início da década de 1990 e os três primeiros anos de 2020, o Cemaden alerta para a tendência de mais eventos extremos nos próximos anos, incluindo ondas de calor cada vez mais frequentes e intensas, e menos ondas de frio, sendo algumas delas muito intensas.

Para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ao qual o Cemaden está vinculado, a consolidação dos dados reforça a importância de investimentos em ciência e tecnologia; do monitoramento contínuo e da integração entre pesquisa e gestão pública como forma de antecipar riscos e reduzir vulnerabilidades.

Para a pasta, fortalecer a capacidade científica nacional é fundamental para enfrentar um cenário climático cada vez mais desafiador e complexo. 

íntegra do relatório de 44 páginas está disponível no site do Cemaden.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Presente em Roraima, Sicredi consolida posição entre no ranking da Forbes em 2026

Com base na percepção de mais de 54 mil clientes globalmente, o ranking destacou a…

13 horas ago

Financiamento de veículos cresce 12,8% no trimestre

Balanço da B3 marca melhor desempenho para 1º trimestre desde 2008

14 horas ago

Vereador de Caracaraí agride repórter com soco após questionado sobre redutor de velocidade, diz denúncia

Jovem teve um corte acima da sobrancelha e precisou levar dois pontos. Ele afirmou que…

15 horas ago

Presença que protege: Ronda Escolar garante tranquilidade nas escolas de Boa Vista

Com um efetivo de 11 agentes, o grupamento atua de forma preventiva em todas as…

16 horas ago

É melhor fazer a declaração do IRPF completa ou simplificada?

Gastos com educação e saúde garantem dedução no imposto

17 horas ago

Saúde incorpora transplante da membrana amniótica para tratar diabetes

Expectativa é que mais de 860 mil pacientes sejam beneficiados ao ano

18 horas ago