Cidades

Dez trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão no interior de Roraima

Dez trabalhadores em situação análoga à escravidão foram resgatados no início do mês de julho nas zonas rurais dos municípios de Amajari, Iracema e Mucajaí, em Roraima. O resgate aconteceu durante fiscalização coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Diante das condições degradantes às quais os trabalhadores estavam sendo submetidos, os empregadores foram notificados para paralisar as atividades, rescindir todos os contratos e pagar os valores rescisórios devidos, que somam R$ 51,2 mil.

As vítimas foram encontradas em fazendas, onde trabalhavam na criação de gado, de corte, leite e produção de queijo. Eles não possuíam carteira assinada ou qualquer tipo de vínculo formal. Entre os trabalhadores haviam dois idosos, um colombiano e três venezuelanos, sendo um deles menor de idade.

O empregador de Mucajaí, produtor de gado leiteiro e de queijo, foi preso e conduzido à Polícia Federal.

A caracterização em condição análoga à escravidão ocorre devido às condições degradantes às quais os trabalhadores estavam submetidos, sobretudo pela forma como foram abrigados nas fazendas. Os alojamentos estavam imundos, cheios de barro, bem como estrume. Além disso, as vítimas não tinham acesso a água potável para consumo ou instalações sanitárias adequadas.

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel providenciou a emissão e entrega de Guias de Seguro-Desemprego aos trabalhadores resgatados. Desse modo, as vítimas terão acesso a três parcelas de um salário-mínimo R$ 1.412,00 cada.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Alunos de oficina do Projeto Crescer aprendem sobre ecologia, produção de adubos orgânicos e cuidados com o meio ambiente

Oficina de Educação Ambiental e Compostagem, promovido pela Prefeitura de Boa Vista atende 47 jovens…

30 minutos ago

Por falta de oxigênio na ‘nova’ maternidade, bebê morre e família denuncia negligência

Reforma do prédio, que atrasou por cerca de três anos, foi entregue no dia 6…

2 horas ago

Enquanto empresas suspendem serviços por falta de pagamento da Sesau, Proftalmo de Hiran Gonçalves recebe rigorosamente em dia

Governo do Estado mantém há anos contrato milionário com empresa de oftalmologia do senador

3 horas ago

Mais de 100 escolas municipais participam da 4ª Feira de Iniciação Científica em Boa Vista

Evento começa nesta terça-feira, 17, e segue até o dia 19 de setembro, na Escola…

4 horas ago

Servidores da maternidade de lona denunciam falta de segurança, após tentativa de invasão no local

Governo do Estado anunciou neste fim de semana que a estrutura está desativada, no entanto,…

4 horas ago