Cidades

Dia do Trabalhador: movimentos sociais realizam ato cultural e político em Roraima

Os movimentos sociais e sindicatos de Roraima se somam aos atos por todo Brasil na quinta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador, com as pautas pelo fim da escala 6×1 e contra o modelo de produção que prejudica a saúde dos trabalhadores e reforça a exploração dos cidadãos brasileiros.

As ações iniciam nesta segunda-feira (28). Isso com a realização da live: “A importância da redução da jornada de trabalho e da isenção do imposto de renda na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores”. O evento inicia às 19h pelo canal do Youtube ‘A Toupeira’.

Programação cultural dos movimentos

Assim, para o dia 1º de maio, o ato terá programaçã das 16h até às 22h30, no Anfiteatro da Praça Germano Augusto Sampaio, no Silvio Botelho. Como resultado, a atividade vai alternar apresentações culturais e falas de organizações dos movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos de esquerda. Isso em alusão à memória da luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Do mesmo modo, o representante da Frente Brasil Popular, Elton Carvalho, explicou que o evento traz pautas importantes para discussão.

A organização desse evento acontece em parceria com diversos segmentos sociais de Roraima que acreditam na justiça e na luta em defesa dos direitos sociais da classe trabalhadora do país, mas trazendo essas pautas para o nosso estado. Então, vamos fazer um ato com panfletagem, falas e atrações culturais“, destacou.

Valorização

Além disso, Carvalho enfatizou que vai ocorrer debates de pautas pela valorização e contra a precarização da educação pública no estado. “A educação é uma pauta fundamental para os trabalhadores. Além disso, gritamos contra a anistia para os golpistas do 08 de janeiro, porque não aceitamos o ataque contra a nossa democracia. Levantamos também a pauta dos povos indígenas contra o Marco Temporal e em defesa da reforma agraria popular, principalmente aqui no estado, com diversos casos de grilagem” disse.

Apresentações

O publico também vai contar com apresentações culturais do poeta e cantor Eliakin Rufino, Mike GuyBras, Euterpe, Anne Louise Sanfoneira, Afoxé Filhas e Filhos de Iemanjá, Leka Denz e Banda Kruviana. Por fim, as associações indígenas Kamuu Kandan, Kaikri e Hutukara Yanomami vão expor artesanatos e apresentar danças típicas. No local terá estandes com roupas, comidas e bebidas.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Sine: veja as 153 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 19

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

39 minutos ago

Mecânico é preso pelo desaparecimento da ex-companheira

A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…

10 horas ago

Smtran integra operação nacional de fiscalização e segurança no trânsito

Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…

14 horas ago

Prefeitura de Caroebe vai gastar mais de R$ 1 milhão em aluguel de estrutura para eventos

São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…

14 horas ago

Justiça obriga banco a suspender cobranças de cartões de crédito consignado não contratados

Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima

15 horas ago

Aprovado financiamento de imóveis maior para famílias de baixa renda

Principal deliberação envolve a atualização do teto dos imóveis nas faixas 1 e 2 do…

16 horas ago