Foto: Agência Brasil
Cigarros eletrônicos e aditivos: sabores e aromas que promovem e perpetuam a dependência de nicotina. Esse é o tema da campanha lançada nesta quarta-feira, 28, pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Isso em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, lembrado em 31 de maio.
“O dia de hoje não é um dia menor. Não é um dia para a gente celebrar nada. Porque temos muita luta ainda, muito trabalho para salvar vidas”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“Mas é sempre um dia para dar muita visibilidade, para que a gente possa retomar energia, trocar experiências, ver o que está acontecendo de certo no mundo”, disse, ao se referir ao uso de dispositivos eletrônicos como um novo desafio na luta contra o tabaco.
Do mesmo modo, a proposta da campanha é informar o público sobre os malefícios dos produtos de tabaco e nicotina. Muitas vezes, apresentam características no intuito de se tornarem mais atrativos para crianças e adolescentes.
Dessa forma, outro objetivo é difundir informações sobre os danos que os cigarros eletrônicos causam à saúde. Incluindo ao pulmão, ao coração e a outros órgãos. Além de ampliar o conhecimento da população sobre os efeitos dos aditivos de sabor e aroma na iniciação ao tabagismo e também no aumento da dependência.
A campanha alerta ainda para o papel dos aditivos na atratividade sensorial. E no modo como mascaram os danos dos produtos, dificultando a cessação do vício.
“Os produtos de nicotina e de tabaco são altamente viciantes e prejudiciais. Cigarros eletrônicos e aditivos são formas de atrair mais as pessoas para o tabagismo. É necessário reforçar com a sociedade que produtos fumígenos, em todas as suas formas, fazem mal à saúde”, destacou o Inca, em nota.
De acordo com o instituto, parar de fumar sempre vale a pena, em qualquer momento da vida. Mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, como câncer, enfisema ou derrame.
Por fim, Quem deseja parar de fumar pode recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ele que oferece tratamento gratuito para o tabagismo.
Policiais apreenderam uma espingarda e outra arma de fabricação caseira com o suspeito, após agressões…
Paciente ameaçou médica dizendo que "que iria se vingar", a xingou de "vagabunda" e chamou…
Agência reguladora do Reino Unido destaca raros casos de pancreatite associada ao uso frequente do…
Mostra reúne 24 fotografias e destaca mais de 15 mil atendimentos gratuitos realizados em 12…
Unidade foi construída com recursos próprios e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação