Cidades

Disque 100 registra intolerância religiosa como violação recorrente em 2026

O Disque Direitos Humanos, Disque 100, canal de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), registrou 2.774 denúncias de intolerância religiosa entre janeiro de 2025 e janeiro de 2026.

O cenário mantém a tendência observada em anos anteriores, visto que, em 2024, o Brasil registrou 2.472 violações motivadas por intolerância religiosa. O que reforça a necessidade de ações contínuas de prevenção, proteção e promoção da liberdade religiosa.

No ano passado, as denúncias se distribuíram de forma constante ao longo do ano. Isso com maior concentração nos meses de abril (278 registros), setembro (272) e outubro (256). Mesmo considerando apenas os primeiros dias de janeiro, 2026 já soma 51 denúncias, indicando que a intolerância religiosa segue como uma violação recorrente.

Os dados de 2025 e 2026 apontam maior incidência de registros entre pessoas adultas, especialmente nas faixas etárias de 40 a 44 anos, 35 a 39 anos e 30 a 34 anos.

No recorte territorial, os estados com maior número de denúncias são: São Paulo (667), Rio de Janeiro (446), Minas Gerais (323) e Bahia (211). Embora haja registros em todas as regiões do país.

Religiões mais atingidas

Entre as religiões explicitamente identificadas, as tradições de matriz africana concentram os maiores números de denúncias entre janeiro de 2025 e janeiro deste ano. Além disso, a Umbanda reúne 228 registros, seguida pelo Candomblé (161). E por ocorrências classificadas como Umbanda e Candomblé (47), além de outras religiosidades afro-brasileiras (40).

Na sequência, aparecem denúncias envolvendo pessoas de religião evangélica (72). Católica apostólica romana (37), espírita (30) e registros em que a vítima declarou não saber informar sua religião (50).

Também há ocorrências envolvendo outras tradições religiosas, pessoas agnósticas, ateias ou sem religião. Além de judaísmo, islamismo e outras denominações cristãs. O que evidencia que a intolerância religiosa afeta diferentes crenças, ainda que com impacto desproporcional sobre religiões de matriz africana.

Os registros revelam que a intolerância religiosa no Brasil se manifesta de forma seletiva e estrutural como racismo religioso, tendo em vista a maior incidência de ataques a terreiros e a criminalização de práticas e símbolos religiosos afro-brasileiros.

O Disque 100 funciona 24 horas por dia, de forma gratuita, incluindo sábados, domingos e feriados, e permite o registro de denúncias relacionada a violações de direitos humanos, da qual seja vítima ou tenha conhecimento, de maneira identificada ou anônima, sendo um dos principais instrumentos do Governo do Brasil para o acolhimento de denúncias de violações de direitos humanos e para o fortalecimento das ações de prevenção, proteção e responsabilização em todo o território nacional.

Para entrar em contato com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), basta discar 100 do telefone fixo ou celular. O canal também pode ser acessado por meio do WhatsApp (61) 99611-0100; Telegram (digitar “direitoshumanosbrasil” na busca do aplicativo); e pelo site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, disponível também para videochamadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Proibida a venda de canetas emagrecedoras sem registro no país

Segundo a Anvisa, não há garantia sobre conteúdo ou qualidade dos produtos

3 horas ago

Prefeitura de Boa Vista publica lista de 1.435 candidatos aprovados em seletivo da Educação

Profissionais interessados terão até domingo, 25, para enviar a documentação necessária

3 horas ago

INSS libera extrato de pagamento com novo reajuste e isenção; saiba como consultar

Os depósitos referentes a janeiro serão feitos a partir da próxima segunda-feira, 26

4 horas ago

Jovem tenta atacar policial com facão e acaba baleado na perna

Um homem que tentou atrapalhar a ação da polícia também acabou detido por desacato

5 horas ago

Trabalho diário dos agentes de limpeza urbana garante qualidade de vida em Boa Vista

Com dedicação, os profissionais transformam ruas e praças em espaços de orgulho e bem-estar para…

6 horas ago

Sesc Roraima vai contratar artistas e coletivos para intervenções visuais em muros e paredes das unidades; confira o edital

Serão selecionadas 15 propostas, cujas obras permanecerão expostas por até 18 meses, integrando a programação…

7 horas ago