Foto: PRF
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte de Roraima (Dnit-RR), inicia na primeira quinzena de dezembro, os trabalhos de fiscalização de peso dos veículos nas rodovias do estado. O órgão recebeu a balança móvel na primeira semana deste mês. O equipamento terá utilidade em ações itinerantes, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Conforme o superintendente do Dnit-RR, Igo Brasil, o esforço visa garantir a qualidade do pavimento das rodovias, uma vez que as vias ficam afetadas pelo excesso de peso e carga dos veículos.
“Nossas BR´s estão sendo todas recuperadas e é importante que exista essa fiscalização e controle para que possamos manter a boa qualidade das estradas e também, a segurança de todos, pois o excesso de peso sobrecarrega o sistema de frenagem do veículo, sendo essa uma das causas de acidentes trágicos”, revelou.
Eixos simples
Utilizado e indicado em transportes fracionados leves e comuns, para modelos de caminhões mais urbanos. O eixo simples consiste em apenas um sistema de rodas para suportar a carroceria. Ele pode utilizar a configuração de rodagem simples, com um pneu em cada lado do eixo e carga máxima de 6 toneladas, ou então a chamada rodagem dupla, onde cada ponta do eixo possui dois pneus, suportando carga total de até 10 toneladas no eixo.
Eixos duplos
São aqueles onde a carroceria do caminhão é apoiada sobre dois eixos. Nos eixos duplos tandem, os dois conjuntos utilizam a rodagem dupla, duas rodas em cada ponta, e a distância entre o centro de um eixo para o outro não é superior a 2 metros. O limite de peso por eixo pode variar de 9 a 13,5 toneladas.
Eixos duplos não tandem, usam rodas duplas mas contam com maior espaçamento entre os conjuntos, superior a 2 metros. Esses modelos podem carregar de 15 a 20 toneladas por eixo.
Eixos triplos
Modelos com três eixos suportando a carroceria do caminhão, todos com rodagem dupla. Variando a distância de espaçamento entre eles, o limite de peso por eixo varia de 25,5 a 30 toneladas.
Fonte: Da Redação
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