Dois casos de dengue ‘tipo 3” foram confirmados em Bonfim, município no interior de Roraima que faz fronteira com a Guiana. Por isso, a Secretaria de Saúde (Sesau) emitiu alerta de risco para as autoridades dos municípios do estado. As informações são da própria Secretaria.
Os dados mais recente LIRAa Nacional (Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti) apontaram alto risco para arbovirose nos municípios de Alto Alegre (12,5%), Mucajaí (10,0%), Caracaraí (8,8%), Amajari (8,2%), Cantá (8,0%), Bonfim (7,4%), Rorainópolis (7,1%), Boa Vista (6,3%), São João da Baliza (5,7%), São Luiz (4,4%) e Caroebe (4,2%).
Além disso, tem médio risco: Iracema (2,5%), Normandia (2,5%) e Uiramutã (1,6%), enquanto a única cidade classificada como baixo risco para arbovirose foi Pacaraima (0,8%).
Além disso, ainda segundo a CGVS, de janeiro a julho deste ano, já foram notificados 1.457 casos suspeitos de dengue e 283 de chikungunya. O que representa um aumento de 74% no número de casos de dengue quando comparado ao mesmo período de 2022. E de 101% no número de casos de Chikungunya quando comparado com 2022.
A dengue tipo 3 (causada pelo vírus DENV-3). Nesse caso, é um vírus que apresenta maior potencial de infecção e, por isso, merece atenção especial. Conforme especialistas, há mais de 15 anos, não eram registrados epidemias da cepa no país.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido