Foto: Divulgação
Dois casos de dengue ‘tipo 3” foram confirmados em Bonfim, município no interior de Roraima que faz fronteira com a Guiana. Por isso, a Secretaria de Saúde (Sesau) emitiu alerta de risco para as autoridades dos municípios do estado. As informações são da própria Secretaria.
Os dados mais recente LIRAa Nacional (Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti) apontaram alto risco para arbovirose nos municípios de Alto Alegre (12,5%), Mucajaí (10,0%), Caracaraí (8,8%), Amajari (8,2%), Cantá (8,0%), Bonfim (7,4%), Rorainópolis (7,1%), Boa Vista (6,3%), São João da Baliza (5,7%), São Luiz (4,4%) e Caroebe (4,2%).
Além disso, tem médio risco: Iracema (2,5%), Normandia (2,5%) e Uiramutã (1,6%), enquanto a única cidade classificada como baixo risco para arbovirose foi Pacaraima (0,8%).
Além disso, ainda segundo a CGVS, de janeiro a julho deste ano, acontece a notificação de 1.457 casos suspeitos de dengue e 283 de chikungunya. O que representa um aumento de 74% no número de casos de dengue quando comparado ao mesmo período de 2022. E de 101% no número de casos de Chikungunya quando comparado com 2022.
A dengue tipo 3 (causada pelo vírus DENV-3). Nesse caso, é um vírus que apresenta maior potencial de infecção e, por isso, merece atenção especial. Conforme especialistas, há mais de 15 anos, não aconteciam registros de epidemias da cepa no país.
Fonte: Da Redação
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…
Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…
Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos
Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online
Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…
Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…