As ações da Carreta dos Direitos reúnem diversos atendimentos e parceiros em um único espaço -Foto: Ascom/ DPE-RR
A Carreta dos Direitos e a Defensoria Itinerante já têm calendário definido para 2026, com a realização de ao menos 18 ações que beneficiarão a capital e os municípios do interior do estado. Portanto, a primeira acontece nesta sexta-feira (30), a partir das 9h, nas proximidades do “T” da Vicinal Tronco do Projeto Agrocampo, no Polo Novo Passarão.
Assim, a Defensoria Itinerante seguirá com uma agenda contínua de atendimentos em bairros, municípios e comunidades tradicionais, promovendo a interiorização dos serviços e fortalecendo a cidadania. Por outro lado, a Carreta dos Direitos atuará como uma estrutura móvel de atendimento, oferecendo um espaço adequado e humanizado para o acolhimento da população durante as ações externas.
“A Carreta dos Direitos é uma ferramenta fundamental nesse processo que visa aproximar a população, pois reúne, em um único espaço, atendimentos da Defensoria, como ações da família, ações criminais, mediação, conciliação, registro público, além também de diversos serviços de órgãos parceiros, como o Instituto de Identificação, INSS, do CRAS, da Polícia Civil, do Tribunal de Justiça, através da Vara da Justiça Itinerante, da Justiça Federal e outros parceiros também”, explicou o coordenador da ação, Regis Braga.
Para receber o atendimento tanto da Defensoria Itinerante quanto na Carreta dos Direitos, a população deve apresentar documentos pessoais como RG (ou outro documento oficial com foto), CPF, comprovante de residência e de renda (se houver). Entretanto, em casos que envolvam crianças e adolescentes, a exemplo de pensão e guarda, o responsável deve apresentar a documentação do menor.
Durante a ação no Projeto Agrocampo, no Polo Novo Passarão, serão disponibilizadas orientações jurídicas e atendimentos voltados ao acesso a direitos, com foco nas famílias agricultoras em situação de vulnerabilidade social. Assim, fortalecendo a cidadania e a garantia de direitos no meio rural.
“Você que é morador ou reside nas proximidades, não fique de fora. Participe da ação. A Defensoria está perto de você para garantir os seus direitos. Quanto à documentação, leve seus documentos de identificação pessoal, RG, CPF e comprovante de residência, além disso, a documentação relacionada à sua demanda. Então, contamos com a sua presença”, destacou o coordenador, Regis Braga.
Dessa forma, a ação é realizada em parceria com a Associação das Produtoras, Produtores, Agricultoras, Agricultores Rurais, Extrativistas e Mineral do Estado de Roraima Uirapuru (APAREMURR).
Fonte: Da Redação
Iniciativa permite obter descontos em juros, multas e encargos
Iniciativa permite obter descontos em juros, multas e encargos
Benefícios representam gastos mensais de R$ 16,5 mil e 32,5 mil, respectivamente
Embarcação é avaliada em R$ 7,3 mil
Evento reuniu 80 servidores em dinâmicas e roda de conversa para reflexão coletiva
De acordo com a polícia, homem usou o entorpecente e agrediu a esposa antes de…