Aplicativo e-Título - Foto: Lara Muniz/Roraima em Tempo/Arquivo
O primeiro turno das Eleições Municipais 2024 acontece em 6 de outubro. Nesse dia, os eleitores poderão escolher seus representantes na prefeitura e também na Câmara Municipal. Para votar, são diversos os documentos aceitos na seção eleitoral.
Para exercer o seu direito ao voto, o cidadão precisa comprovar a identidade por meio de um documento oficial com foto. Ou seja, não é obrigatória a apresentação do título de eleitor.
Entre os documentos aceitos estão: RG, carteira de motorista (CNH), certificado de reservista, carteira de trabalho, passaporte e carteira de categoria profissional reconhecida por lei.
Além disso, o eleitor também pode se identificar por meio do e-Título, que é uma versão digital do título de eleitor.
Mas atenção! para que o eleitor possa se identificar por meio do aplicativo da Justiça Eleitoral, o perfil no e-Título precisa ter uma foto do cidadão. E isso só é possível se a pessoa tiver feito o cadastramento biométrico. Desse modo, se a fotografia não aparecer no app, também é preciso levar um documento oficial com foto para a seção.
O e-Título permite ao cidadão um acesso rápido às informações como dados da zona eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.
O aplicativo também pode ser usado para justificar a ausência no dia da eleição e após as eleições, contanto que o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral ou possa comprovar a impossibilidade de votar.
O app pode ser baixado nas plataformas IOS ou Android.
Fonte: Da Redação
Suspeitos fugiram pela mata durante abordagem na BR-174 e não foram localizados
Alunos relatam calor, salas de aula sem estrutura básica e banheiro improvisado
Disputas marcam o encerramento da segunda rodada
Matéria está pronta para entrar na pauta do Plenário, que retoma as atividades neste mês
Medida permite o bloqueio de valores em contas intermediárias e a devolução de recursos em…
Em janeiro, valores estavam até 27% inferiores aos registrados há um ano atrás