Eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições 2022 têm até 9 de janeiro para justificar a ausência. Em Roraima, mais de 80 mil eleitores faltaram no segundo turno. O número de faltosos representa quase 22% do total eleitores do estado.
A justifica pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica, ou por meio de requerimento de justificativa eleitoral, que deve ser enviado à zona eleitoral responsável pelo título. Ao justificar a ausência, é preciso apresentar a documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento.
O eleitor que não justificar a ausência nas eleições 2022 pagará multa referente a cada turno, se for o caso, entre o mínimos de 3% e o máximo de 100% do valor utilizado como base de cálculo – o equivalente a R$ 35,13.
Além disso, quem não estiver regular com a Justiça Eleitoral não conseguirá, por exemplo, tirar ou renovar passaporte, receber salário se for emprego público, nem prestar concurso público. E o cidadão que não votar em três eleições consecutivas, não justificar nem quitar a multa devida terá o título cancelado.
Para tirar dúvidas, basta entrar em contato com as zonas eleitorais. Os dados de cada zona podem ser obtidos por portais dos Tribunais Regionais Eleitorais ou no portal do TSE, em consulta a zonas eleitorais.
Fonte: Rádio 93 FM
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual