Foto: Divulgação/ Agência Brasil
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as empresas aéreas não têm a obrigação de transportar na cabine do avião animais de suporte emocional em voos nacionais e internacionais.
Assim, o caso teve decisão durante julgamento realizado nesta quarta-feira (14) pela Quarta Turma do STJ. Os detalhes do caso não tiveram divulgação porque o processo está em segredo de Justiça.
Animais de apoio emocional são aqueles que auxiliam pessoas com deficiência ou transtornos mentais. Conforme a decisão, diante da falta de lei específica, as companhias aéreas podem recusar o embarque de pets . Isso é, que não estejam nos padrões especificados pelas próprias empresas, como peso e altura.
A ministra Maria Isabel Galotti, relatora do caso, disse que não é possível comparar o transporte de cães de suporte emocional e de cães-guia.
Para a ministra, o embarque de animais fora dos padrões da companhias coloca em risco a segurança dos voos e dos demais passageiros. “Não há como comparar cães de suporte emocional, a cães-guia. Os quais passam por longo e rigoroso treinamento, conseguem controlar suas necessidades fisiológicas, tem identificação própria, afim de dar suporte a pessoas com deficiência visual nos termos da lei”, afirmou.
Um animal de apoio emocional (Esan), ou pet de apoio emocional, é um animal que proporciona conforto, companhia e apoio emocional a pessoas que enfrentam problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão ou transtorno de estresse pós-traumático. Ao contrário dos animais de serviço, não precisam de treinamento específico para tarefas. Contudo, são prescritos por profissionais de saúde mental para aliviar sintoma
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…
Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…