A menos de duas semanas para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os participantes já podem conferir onde farão as provas, pois o cartão de confirmação foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, na quarta-feira (03).
O Enem 2021 está previsto para ser aplicado em dois períodos. Assim, nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 será a vez daqueles que se inscreveram na chamada regular da avaliação. Já em 9 e 16 de janeiro de 2022 será a vez dos candidatos que se inscreveram na reabertura do cronograma, exclusivamente para quem teve isenção em 2020, mas não compareceu nos dias das provas.
De acordo com o Inep, 3,1 milhões de inscritos devem fazer o Enem 2021. Destes, cerca de 3 milhões vão realizar provas impressas, enquanto 68,8 mil farão a modalidade digital. Os itens das duas versões de avaliação serão idênticos, segundo o Inep.
1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos + Redação + 45 perguntas de Ciências Humanas
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 perguntas de Matemática
Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h. Já as provas são distribuídas às 13h30 (horário de Brasília). O gabarito costuma ser divulgado em três dias úteis após o último domingo de provas.
Para ter acesso ao horário, dia, bem como local de prova, o participante precisa acessar o cartão de confirmação, caso não tenha recebido as informações por e-mail.
Veja, a seguir, as principais orientações para acessar o cartão de confirmação do Enem.
O cartão de confirmação do Enem é o documento que informa número de inscrição, data, horário e local da prova, e opção por atendimento especializado. Não é obrigatório apresentar o cartão de confirmação nos dias de provas, mas o Inep recomenda que os estudantes levem o cartão impresso por precaução.
Para acessar cartão de confirmação o estudante precisa estar cadastrado na plataforma do Governo Federal (gov.br) e saber o login único e senha de acesso.
Quem não tem cadastro de acesso precisa fazer, e quem já tem mas esqueceu a senha pode recuperá-la.
O primeiro passo é acessar a Página do Participante, pelo endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ e selecionar a opção “Entrar com gov.br”.
Feito isso, o próximo passo é inserir o CPF ou alguma das opções de identificação disponíveis (Login com QR code, Seu banco, Seu certificado digital ou Seu certificado digital em nuvem).
Ao fazer login, no lado esquerdo da tela terá a opção “Local de Prova”. Depois, selecione a opção “Local de Prova” e aguarde a confirmação do assistente virtual.
Por fim, o participante que tiver problemas com a senha para acessar a Página do Participante tem, ainda, outras opções de acesso que dispensam o uso dela. O Inep disponibiliza o acesso ao cartão de confirmação por meio de QR Code sem senha. Para isso, basta baixar o aplicativo gov.br.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido