Cidades

‘Enem dos Concursos’: Governo Federal estuda realizar nova prova em 2025

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, disse que o governo federal estuda a possibilidade de realizar uma segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) em agosto de 2025 e que há previsão orçamentária.

“Temos falado na possibilidade de um novo concurso unificado, mas ainda é uma possibilidade. Com a prova que vai ser realizada no domingo, a gente vai fazer um balanço desta prova. Por enquanto, o nosso balanço é muito positivo, do ponto de vista da demanda, da opinião pública sobre a ideia de uma prova unificada, da possibilidade de diversificar mais esse público”, avaliou a ministra do MGI, Esther Dweck.

A ministra calcula que foram criadas cerca de 14 mil vagas para o serviço público em órgãos do governo federal – entre as vagas de concursos em andamento, somadas às que o MGI já autorizou desde o ano passado. Com a previsão de entrada de aproximadamente 7 mil aprovados até o fim de 2026, Esther Dweck prevê que o número de vagas abertas no funcionalismo público pode chegar assim a 21 mil para repor parte da saída de aproximadamente 70 mil servidores federais desde 2016.

A ministra explicou que, somente de janeiro a agosto de 2024, o MGI autorizou 1.085 vagas. E que, além disso, deve autorizar novas permissões de concursos públicos federais até dezembro.

“Temos feito um trabalho muito importante de dimensionar a força de trabalho. E ido de ministério em ministério para olhar o que estão precisando, que tipo de servidor é preciso para o MGI ter um bom cálculo real da necessidade de servidores e em que áreas, para que a gente possa tomar essas decisões de novas vagas. Temos uma previsão orçamentária. Então, entre o fim deste ano e o ano que vem, a gente vai começar a autorizar a chamada de excedentes. Como chamamos o cadastro de reserva, ou de novas vagas para áreas que não foram contempladas ainda”, disse durante o programa Bom Dia, Ministra

Locais de provas

Cerca de 65% dos mais de 2,11 milhões de candidatos ainda não foram conferir o local onde farão as provas em dois turnos no domingo. Por isso, Dweck orientou os candidatos a acessarem a Área do Candidato para conferir o local de prova e não deixar tudo para última hora.

As salas abrirão duas horas antes do início da prova, que começa às 9h30, no turno da manhã; e 14h30, na parte da tarde. A partir de 7h30, os locais de prova já estarão abertos para receber os candidatos.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Ministério Público e Ministério da Justiça criam laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro em RR

Ele será vinculado ao Grupo de Atuação Especial de Combate ás Organizações Criminosas e de…

6 horas ago

Familiar de paciente internada na maternidade precisou comprar água para mulher tomar banho após desabastecimento, diz denúncia

De acordo com o relato do marido da paciente, ao pedir suporte da direção, recebeu…

7 horas ago

Alunos do curso de teatro da Prefeitura de Boa Vista apresentam espetáculo ‘A Família Perfeita’ neste sábado, 21

Entrada será gratuita. Espetáculo é uma comédia romântica que retrata uma família problemática e cheia…

7 horas ago

Mulheres ganham 20% menos do que homens em mais de 50 mil empresas

Mulheres negras ganham metade do salário de homens não negros

8 horas ago

Maioria dos professores já presenciou casos de racismo entre alunos, revela pesquisa

Índice cresce entre professores do ensino fundamental

10 horas ago

Governo Federal autoriza uso da Força Nacional para combater incêndios florestais em Caracaraí

Contingente vai atuar no município do interior de Roraima durante 90 dias

11 horas ago