Cidades

Entenda a importância e as fases dos trabalhos de enquadramento para Roraima

O presidente do Time MDB RR, Romero Jucá, falou sobre a importância do enquadramento e as fases deste trabalho que melhorou a vida de milhares de pessoas nos Estados do Amapá, de Rondônia e de Roraima. 

Em síntese, o enquadramento reconhece o direito de quem era servidor público entre outubro de 1988 a outubro de 1993, de voltar para a União. Desta forma, ele atende pessoas dos três Ex- Territórios.

Contudo, em Roraima, esse trabalho aconteceu em três fases diferentes. Mas, em todas elas, o apoio de Romero Jucá foi decisivo. “Estamos falando de leis que mudaram a Constituição Federal. Portanto, foi um trabalho que exigiu muito esforço e articulação no Congresso Nacional”. 

Desta forma, a lei mais recente que trata do tema é a Emenda Constitucional 98. Anteriormente, ela era a PEC 199, texto que Romero Jucá criou para ampliar o enquadramento. 

“Na última portaria que saiu em maio deste ano, mais 253 pessoas foram enquadradas. E todas elas, atendiam aos critérios da EC 98. Portanto, isso me traz muita alegria”. 

E apesar dos avanços, o autor da PEC 199, lamenta que muita gente ainda espera pela decisão da Comissão. “Infelizmente, a Comissão atrasou muito a análise dos processos. Eles fizeram questionamentos que já estão na lei. Ou seja, só atrasaram o sonho de muita gente. Mas, eu peço que essas pessoas não percam a esperança. Porque o enquadramento é um direito garantido e eu vou seguir lutando até que todos sejam atendidos”. 

Vidas transformadas com o enquadramento

Conforme Romero Jucá, a importância do enquadramento é a mudança que ele gera na vida das pessoas. “São profissionais que ficaram sem trabalho e sem nenhum direito. Então, eles ganham a chance de voltar a trabalhar, de ter uma vida digna e, da mesma forma, uma aposentadoria melhor. Por isso, eu digo que o enquadramento é uma ação que resolve a vida de toda a família”. 

E quem conquistou esse direito recentemente foi o morador de São João da Baliza, Erisvan Alves. Ele trabalhou na CERR e, com a EC 98, ganhou o direito de fazer parte da União. “É uma segurança maior para toda a minha família. Porque é a chance da gente seguir trabalhando e ter a nossa renda”. 

Etapas

Apesar da EC 98 atender pessoas dos Estados de Amapá, Rondônia e Roraima, no Estado o enquadramento aconteceu em etapas diferentes. A primeira foi ainda no governo de Romero Jucá. Assim, com o parecer FC-3, ele atendeu 12 mil pessoas. 

Uma delas foi o morador de Mucajaí, Antonio Lima. Ele trabalhava na Prefeitura e na transição para o Estado, a partir do Parecer FC-3, ele passou para a União. “Naquele dia em diante que eu passei pra União, a minha vida mudou. Então, ali os comerciantes quiseram me atender. E assim, a minha história foi outra”.

Já no Senado Federal, em 2014, o presidente do MDB RR, ajudou com a aprovação da EC 79. Esta lei foi criada pela deputada federal do Amapá, Dalva de Figueiredo e, conforme Romero Jucá, atendeu principalmente quem ainda tinha vínculo com o Estado e os municípios. 

“No Amapá, fizeram concurso público. Assim, as pessoas eram transpostas. Porém, aqui em Roraima, a situação era diferente. E por isso, a gente teve que criar uma nova lei. E assim, eu escrevi o texto da PEC 199”. 

A PEC 199, marca a terceira fase do enquadramento. Em 2017, ela foi aprovada e virou a EC 98. Desta forma, a lei passou a atender quem era cargo em comissão, celetista ou das cooperativas.

E para Romero Jucá, autor da PEC 199, essa medida foi importante porque deu a chance de muitas pessoas recuperarem a sua fonte de renda. “Nós temos a consciência de que melhoramos a vida das pessoas. E não é a questão do voto, não é a questão do trabalho político, é a questão da humanidade. Então, o enquadramento é uma ação que me deixa muito feliz”. 

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

‘Mulheres Amadas’: encontro reúne empreendedoras para interação e troca de experiências em Boa Vista

Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro

12 minutos ago

Com fortes dores de cabeça, paciente espera há três meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…

53 minutos ago

PF prende dois homens que transportavam sete sírios irregulares em Boa Vista

Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)

2 horas ago

Forte chuva e ventania destelha casas, derruba árvores e interrompe fornecimento de água e luz em Rorainópolis, Sul de RR

Chuva aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 18, e causou estragos pela cidade

3 horas ago

Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia

Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela…

3 horas ago

Sine oferta 110 vagas de emprego para Roraima nesta quinta-feira; confira

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

5 horas ago