Cidades

Entenda o que são os ‘ecopontos’ implantados em breve na capital

Você sabe o que são Ecopontos? Comum nas grandes cidades, esses locais funcionam como um espaço de entrega voluntária de itens que não são mais utilizados pela população. Materiais inúteis em casa, mas que podem ter um destino de reaproveitamento, transformação e geração de renda. A Prefeitura de Boa Vista está implantando os três primeiros ecopontos na cidade, como parte das ações do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Será construído no bairro Caçari, no Nova Cidade e Cidade Satélite. Então, o que levar para estes locais? Por exemplo aquele sofá velho, a televisão antiga que não funciona mais, a geladeira sem utilidade, o resto de entulho, madeiras e pequenas quantidades de galhadas, que não podem ficar na coleta pública e não é um volume grande para se contratar um contêiner.

Também materiais recicláveis (papel, papelão, vidro, embalagens, garrafas pet, assim como alumínio). Todos estes resíduos são passíveis de processamento e transformação. Ao invés da população jogá-los de forma irregular em via pública, gerando sérios problemas ambientais, podem destiná-los aos ecopontos. E de lá, seguirão para as Associações de Catadores e empresas licenciadas.

Limite diário

É importante citar que terá um limite diário para o descarte de materiais nestes locais: 1m³ de material por pessoa, o que equivale a cerca de 25% do volume de uma caçamba ou a uma caixa d’água de mil litros. O ecoponto será um estabelecimento fechado com controle rigoroso de acesso, onde terá uma empresa fazendo o gerenciamento dos resíduos.

“Os materiais que chegarem terão uma rotatividade diária e uma destinação adequada para as empresas licenciadas que processam cada tipo de material. É critério da empresa que vai gerenciar o ecoponto estabelecer contratos com áreas de destinação adequada e licenciada para que retire no final do dia esses resíduos de lá. Outro fator importante é que esses resíduos serao acondicionados em contêineres e caçambas para remoção”, declarou o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos. 

Alexandre explicou ainda que os ecopontos terão uma finalidade educativa. “A intenção é que esses espaços sejam utilizados pelas instituições educacionais para que as pessoas, as crianças e os estudantes entendam o processo de coleta seletiva. Quais são os benefícios, o que economicamente traz de positivo para o município ou para o seguimento”, disse.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

View Comments

Recent Posts

IEL-RR oferta vagas para programa de Bolsa de Inovação Tecnológica; inscrições seguem até 24 de maio

Bolsas chegam ao valor de R$ 1 mil. Programa está na sua 13º edição e…

8 horas ago

Roraima tem maior taxa de morte por intervenção policial do Brasil

Dados são do Mapa de Segurança Pública publicado neste ano; índice aumentou 225% entre os…

12 horas ago

Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS

Este é o segundo imunizante que combate a doença pré-qualificado pela entidade

14 horas ago

Vila Olímpica de Boa Vista recebe etapa do ‘Meeting Paralímpico Loterias Caixa’

Mais de 100 competidores participaram do evento, nas modalidades de atletismo, natação e tiro com…

15 horas ago

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer, na Suíça

16 horas ago

Homem morre afogado no rio Branco ao tentar alcançar barco, em Boa Vista

Vítima de 35 anos morreu na região do Balneário Cat, após desaparecer na água; caso…

17 horas ago