Cidades

Entrega de novos maquinários e veículos na zona rural e comunidades indígenas de Boa Vista potencializa produção no campo

O prefeito Arthur Henrique (MDB) entregou nesta segunda-feira, 9, novos maquinários e veículos que potencializarão o trabalho de pequenos agricultores na zona rural e comunidades indígenas de Boa Vista. A entrega aconteceu no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na região do Bom Intento.

Dois caminhões equipados com caçambas de 15m³ e dois tratores agrícolas reforçarão o trabalho da prefeitura com a produção no campo.

“Os caminhões serão utilizados na logística do município, tanto para levar insumos durante o período de plantio quanto para ajudar os produtores no escoamento da produção deles. Os tratores também serão utilizados no Centro de Compostagem de Resíduos, setor que gera o dubo orgânico doado para os agricultores e para as comunidades indígenas de Boa Vista”, disse.

A aquisição dos veículos e maquinários aconteceram atráves de recursos de emenda parlamentar da deputada federal Helena Lima (MDB). A atual gestão entregou 83 maquinários para a produção agrícola. Somando tudo, são 142 máquinas, assim como implementos à disposição dos agricultores indígenas e não-indígenas.

Zona rural e comunidades indígenas

A prefeitura investe nos pequenos agricultores com liberação de maquinários, equipamentos, insumos como calcário, fertilizantes, bem como sementes para preparo do solo e plantioMais de 2.100 famílias vivem na zona rural do município.

Conforme censo realizado pelos tuxauas das comunidades, concluído em junho deste ano,1.500 famílias e 5.200 pessoas vivem nas 17 comunidades indígenas de Boa Vista.

Além do maquinário, os agricultores também recebem assistência técnica e apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) para o desenvolvimento de ações.

O projeto Moro-Mori também trata-se de um investimento da gestão nas regiões indígenas de Boa Vista. Atualmente, 11 comunidades estão com o projeto em andamento e mais seis vão receber o benefício. Nas despescas, os produtores retiraram cerca de 11 toneladas de peixes dos tanques do projeto.

Além disso, outra iniciativa é o Sistema de Irrigação Fotovoltaica que utiliza energia solar durante o plantio. Desse modo, ao todo, a prefeitura já instalou 132 sistemas nas áreas rural e indígena.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Em Boa Vista: mais de 54 mil alunos retornam às aulas e iniciam Ano Letivo 2026 na rede municipal

Estudantes estão matriculados em 145 unidades, entre urbanas, indígenas e do campo. Ele receberam fardamento…

11 minutos ago

Comunidades celebram final da 3ª Copa Macuxi com alegria e valorização da cultura indígena

Torneio inédito no Brasil mobilizou moradores do Baixo São Marcos e destacou talentos dentro e…

11 minutos ago

Policial de folga impede dois homens de cometer assalto em conveniência no Asa Branca

Vídeo mostra policial armado e suspeitos deitados no chão com as mãos para trás, em…

53 minutos ago

Sisu: prazo de adesão de não selecionados à lista de espera encerra hoje

Interessados podem escolher apenas em uma opção de curso

1 hora ago

Jovem é preso após roubo de carro e tentar atropelar policial em barreira de fiscalização no Jundiá, em Rorainópolis

Em fuga, o suspeito passou pela fiscalização em alta velocidade e jogou o carro contra…

1 hora ago