Cidades

Esquema de compra de votos na Raposa Serra do Sol é destaque em reportagem nacional

Um esquema de compra de votos na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, localizada em Pacaraima, interior de Roraima, foi destaque nacional em uma matéria divulgada pelo Estadão, na última quarta-feira (2).

Pacaraima é porta de entrada dos imigrantes venezuelanos que entram no Brasil fugindo da crise humanitária do país vizinho. E, embora ocorra maior concentração de pessoas na cidade, os imigrantes não têm direito ao voto no Brasil, por isso, o esquema da compra de votos se concentra nas 70 comunidades indígenas, conforme a reportagem.

Dessa forma, os principais candidatos que disputam a Prefeitura do município têm como foco, uma campanha com promessas em troca do voto dos indígenas. Além disso, existe a promessa de que os eleitores vão ganhar materiais de construção ao apoiar os candidatos.

Denúncia

Além disso, o Tuxaua da comunidade do Contão, Romisson Fidelis, confirmou a denúncia de que o candidato Hermógenes do Padre Cícero (Podemos) ofereceu sacos de cimento a um morador em troca de votos da família.  Ele também fez críticas à prática.

Os políticos estão comprando votos aqui. Isso prejudica o povo, porque quando formos cobrar melhorias, eles vão dizer que já nos ajudaram”, disse o líder indígena.

A reportagem também apontou que uma eleitora pediu ao candidato Hermógenes apoio financeiro para custear exames médicos. Como resultado o candidato teria prometido ao menos providenciar R$ 100 para a mulher. No entanto, de acordo com a reportagem, as denúncias não chegam formalmente à Justiça Eleitoral.

Precariedade

A falta de infraestrutura nas comunidades também é um dos fatores apontados para o assédio eleitoral na região. As estradas estão precárias, não há atendimento médico regular e as escolas também carecem de atenção.

Influência política

Por fim, de acordo com o Estadão, o apoio do senador Hiran Gonçalves (PP) ao candidato Hermógenes causa desconforto aos eleitores das comunidades. É que Hiran é autor da PEC 48 que visa incluir a tese do marco temporal na Carta Magna, tornando-a constitucional, ou seja, contraria a vontade dos indígenas. No entanto, a reportagem diz que Hermógenes procura minimizar a situação e que a sua candidatura é em prol das comunidades locais.

Fonte: Estadão

Polyana Girardi

Recent Posts

Polícia Federal apreende R$ 67 mil em ações de combate ao crime eleitoral no interior de Roraima

Apreensões ocorreram em Mucajaí e Caracaraí após denúncias. Equipe também prendeu um suspeito de comprar…

53 minutos ago

Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado

Download será suspenso pela Justiça Eleitoral amanhã

4 horas ago

Duas pessoas são presas e nove toneladas de cassiterita são apreendidas em Boa Vista

Também foram apreendidos maquinários e uma arma de fogo

5 horas ago

Perdendo líquido amniótico, paciente aguarda há quatro dias por cesárea na Maternidade de RR

Mulher, que está internada desde terça-feira, 1º, também tem diabetes gestacional

7 horas ago

Candidato a vereador e policiais penais são presos em flagrante suspeitos de crimes eleitorais em Boa Vista

Com o candidato Deivyd Carneiro (União) e os outros suspeitos, foram encontrados materiais de campanha,…

7 horas ago

Para usar o e-Título, eleitor deve estar no local de votação

Não há possibilidade de votar em casa ou de outro lugar que não seja na…

8 horas ago