Todos os Estados brasileiro têm até o mês de março para emitir a nova carteira de identidade nacional. O prazo foi estabelecido por decreto publicado no ano passado.
A meta do Ministério da Justiça é emitir 1,4 milhão de novos documentos, a fim de melhorar o fluxo de segurança pública e de viagens internacionais para o Mercosul. Pelo menos sete Estados já emitem, desde o ano passado, a nova carteira de identidade nacional.
Em Roraima, conforme o Governo, o Instituto de Identificação Odílio Cruz, da Polícia Civil, já se adequou ao sistema. Agora aguarda normativas do Governo Federal para implantação e emissão do novo RG.
Já a nova carteira de identidade, que pode ser emitida em papel ou cartão, tem uma base de dados única e permite verificação de fraudes com uso de dados biométricos.
Ela vai unificar possíveis números de registro que existem em cada um dos 27 Estados da Federação, o que vai impedir identidades com numerações diferentes.
O Brasil já chegou a ter 54 tipos diferentes de identificação pessoal. Antes da publicação do decreto, cada Estado podia emitir uma carteira de identidade própria.
Conforme o Governo Federal, a troca de identidade antiga pela nova é gratuita, assim como as renovações. E para verificar a autenticidade do documento, a identidade possui um QR CODE, que poderá ser lido por qualquer cidadão. E assim vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.
Por enquanto, os cidadãos não são obrigados a trocar o atual modelo da identidade, porque o documento continua valendo até 2032.
Fonte: Rádio 93 FM
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…