Nível do rio - Foto: Divulgação/Secom
O nível do rio Branco atingiu -0,13 metros nesta segunda-feira (26). A régua do Centro de Captação de Água Bruta, monitorada desde o início da estiagem, registrou o dado. Em 20 de fevereiro, o nível estava em -0,06 metros, ou seja, baixou sete centímetros nos últimos dias.
Segundo o gerente do Sistema de Água da Companhia de Água e Esgotos (Caer), Paulo Anderson Amorim, o rio Branco representa a principal fonte de abastecimento de Boa Vista, por isso, a baixa contínua é preocupante.
“Todas as medidas necessárias para que a captação de água no rio continue sendo realizada de forma eficaz já foram tomadas. Porém, a forte estiagem afeta os lençois freáticos dos poços artesianos que reforçam o abastecimento da capital”, destacou.
A crise hídrica no Estado já reduziu a produção de água potável nos 94 poços artesianos em 20%, o que provoca baixa pressão na rede de distribuição de água dos bairros mais afastados.
A última estiagem severa registrada em Roraima aconteceu em 2016, quando o nível do rio Branco chegou a -0,57 metros.
Fonte: Da Redação
Criada em 2022, AME busca fortalecer pequenos negócios da capital
A 12ª edição do tradicional espetáculo apresentou “A jornada de todos nós - Uma ópera…
Medida elimina diferença entre contratos antigos e novos
Evento será a partir das 19h, no Parque do Rio Branco
Regime começará a valer nesta terça-feira, 9, por tempo indeterminado. Medida atinge servidores docentes, técnicos-administrativos,…
Ipea aponta avanço após crises e retomada do trabalho e da assistência