Cidades

Estiagem: rio Branco atinge -0,13 metros e produção de água potável em poços artesianos reduz em 20%

O nível do rio Branco atingiu -0,13 metros nesta segunda-feira (26). A régua do Centro de Captação de Água Bruta, monitorada desde o início da estiagem, registrou o dado. Em 20 de fevereiro, o nível estava em -0,06 metros, ou seja, baixou sete centímetros nos últimos dias.

Segundo o gerente do Sistema de Água da Companhia de Água e Esgotos (Caer), Paulo Anderson Amorim, o rio Branco representa a principal fonte de abastecimento de Boa Vista, por isso, a baixa contínua é preocupante.

“Todas as medidas necessárias para que a captação de água no rio continue sendo realizada de forma eficaz já foram tomadas. Porém, a forte estiagem afeta os lençois freáticos dos poços artesianos que reforçam o abastecimento da capital”, destacou.

A crise hídrica no Estado já reduziu a produção de água potável nos 94 poços artesianos em 20%, o que provoca baixa pressão na rede de distribuição de água dos bairros mais afastados.

A última estiagem severa registrada em Roraima aconteceu em 2016, quando o nível do rio Branco chegou a -0,57 metros.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Família de aluna denuncia professor por abuso sexual e Seed afasta servidor

Procurada, a Secretaria de Educação informou que está sendo apurado os fatos. Também será instaurado…

27 minutos ago

Procon Assembleia realiza pesquisa de preços de ovos de Páscoa em Boa Vista

Levantamento vai orientar consumidores sobre variação de valores e reforçar fiscalização em estabelecimentos comerciais

42 minutos ago

ECA digital e julgamento nos EUA contribuem para internet mais segura

Ações beneficiam crianças e adolescentes no Brasil e no exterior

2 horas ago

Jovem é preso após tentar fugir com drogas e atropelar policial durante abordagem

Acusado estava com uma namorada de 15 anos e, segundo a adolescente, ele fazia distribuições…

2 horas ago

Governo de Roraima recebe R$ 145 milhões da União para construção e ampliação de unidades de saúde

Verba já foi disponibilizada em um decreto de crédito suplementar no Diário Oficial do Estado

3 horas ago

PRF faz apreensão recorde de quase 400 kg de mercúrio em Roraima

Material foi avaliado em R$ 800 mil. Essa foi a maior apreensão do metal tóxico…

3 horas ago