Cidades

Estiagem: Rio Branco atinge -28cm e registra segundo menor nível da história

O Rio Branco, principal rio de Roraima, segue em processo de vazante e, na sexta-feira (15), atingiu a marca de -28 cm na capital.

Este é o 2º menor nível da história, conforme indicado pelo 11º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). O recorde foi em 2016, quando a cota ficou em -56,5 cm.

“A tendência é que o rio ainda recue nos próximos dias, antes de iniciar o processo de enchente”, explica a pesquisadora em geociências do SGB Jussara Cury. Ela observa que, na Bacia do Rio Branco, desde 2023 as chuvas estão abaixo do normal e, por essa razão, não houve uma cheia significativa. Com a chegada do período da estiagem, entre fevereiro e março, os níveis se reduziram ainda mais.

Contudo, apesar das elevações recentes, os níveis também estão abaixo da faixa da normalidade nos municípios de Itacoatiara (AM), Parintins (AM) e Óbidos (PA), na Bacia do Rio Amazonas. Assim, últimas cotas observadas foram: 9,57 m, 4,81 m e 4,37 m, respectivamente.

Estiagem em Roraima

A crise hídrica no Estado já reduziu a produção de água potável nos 94 poços artesianos. Segundo o gerente do Sistema de Água da Companhia de Água e Esgotos (Caer), Paulo Anderson Amorim, o rio Branco representa a principal fonte de abastecimento de Boa Vista, por isso, a baixa contínua é preocupante.

Além disso, a população tem sofrido com as queimadas. Há registros de incêndios em diversas áreas de mata do estado. O fogo também tem tomado conta de plantações e destruído lavouras.

No dia 24 de fevereiro, o Governo de Roraima decretou situação de emergência por conta da estiagem. Contudo, já existia um plano de contingenciamento enviado pelo Conselho Estadual das Cidades, para antecipar ações em possível piora de seca no estado. No entanto, somente após denúncias de casos graves de queimadas e cobranças da própria população é que ocorreu posicionamento do Governo e assinatura do decreto.

Já no último dia 7, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR) proibiu os bombeiros de divulgar imagens e vídeos das operações de combate aos incêndios florestais e outras ações da corporação. A justificava, segundo a corporação é para “evitar equívocos de interpretação’.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Casos de mpox no Brasil este ano já superam o total de 2023

Sudeste concentra a maior parte dos casos no país

5 horas ago

STF alerta para golpes com falsa cobrança de multas

Supremo recebe denúncias de fraudes por meio da ouvidoria

7 horas ago

Mormaço Cultural 2024: Trio Roraimeira encerra 3ª edição do festival neste domingo, 8

Artistas também celebrarão 40 anos de carreira, no Teatro Municipal de Boa Vista

9 horas ago

Em Roraima, mulheres vítimas de violência podem solicitar medida protetiva pela internet

Após o envio de algumas informações, o pedido é encaminhado a uma delegacia, que analisa…

10 horas ago

Denarium diz que entregou maternidade, mas obra continua em andamento

Muro de tapume divide a parte concluída da parte em andamento. Governo se comprometeu em…

12 horas ago