Um estudo apresentado pelo Fala Brasil, apontou que 75% das pessoas costumam ingerir bebidas enquanto se alimentam durante o horário do almoço.
Contudo, especialistas alertaram que a ingestão excessiva de líquido junto com os alimentos pode prejudicar a digestão e levar ao refluxo gastresofágico. Uma condição em que o conteúdo do estômago faz o caminho inverso e acaba retornando para o esôfago.
Ao ingerir a comida com a bebida, existe a tendência em mastigar mal o alimento. O estômago então se distende e fica cheio. Com esse aumento, a cárdia ‘relaxa’ e em vez de fechar se abre o que permite a subida do líquido, o chamado refluxo. O resultado, é a sensação de queimação no peito.
De acordo com a gastroenterologista, Nilma Ruffeil, o problema pode piorar quando a bebida é gasosa. “Bebidas gasosas são piores ainda, pois há o gás nesta refeição. O perigo das frutas ou dos sucos adocicados é a quantidade de açúcar”, explicou.
Do mesmo modo, a pesquisa revelou que a bebida favorita entre as escolhas é o refrigerante.
Dessa forma, as recomendações incluem consumir pequenas quantidades de água se houver sede intensa e evitar se reclinar logo após as refeições. Por fim, os entrevistados apontaram que um dos problemas é a dificuldade em abandonar o hábito que foi adquirido durante uma vida toda.
Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro