Cidades

Exposição de Inovações e Saberes em Cuidados de Saúde aprimoram atendimento em Boa Vista

Começou nesta quinta-feira, 8, a 1ª Exposição de Inovações e Saberes em Cuidados de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento continua nesta sexta-feira, 9, no Teatro Escola, com foco em práticas e pesquisas que aprimoram o atendimento na rede municipal.

A parceria com a UFF começou em 2022. Isso a partir da criação de cursos de mestrado e doutorado aos servidores públicos de saúde de Boa Vista, a pedido do prefeito Arthur Henrique, sendo atendido de imediato pela instituição. Atualmente, mais de 40 servidores municipais integram os cursos, produzindo e aplicando o conhecimento nas práticas diárias.

João Neto atua na Vigilância Sanitária do município e se formou no curso de Mestrado em “Cuidados Clínicos e Gestão em Saúde”. Para ele, a iniciativa da prefeitura tende a transformar a saúde do município. “Nossa pesquisa é voltada aos indicadores de saúde que constam no Plano Municipal. Então, quem ganha é a população, que recebe um serviço melhor sendo atendida por profissionais mais qualificados”, disse.

Além disso, o secretário adjunto de Saúde, Álvaro Duarte, destacou que as pesquisas dos servidores acadêmicos poderão guiar as melhorias necessárias no município, além de embasar o Ministério da Saúde quanto às especificidades da região Norte. “Quando a gente transformar os trabalhos dos servidores acadêmicos em políticas públicas, quem vai ganhar é a população de Boa Vista”, apontou.

Saúde e Inovação

A 1ª Exposição surgiu do acordo entre o município de Boa Vista. Além disso, o Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (UFF).

Como resultado, é oportunidade ímpar para promover o intercâmbio de experiências, compartilhar conhecimentos. Bem como destacar as inovações transformam os cuidados em saúde a partir das dissertações, teses e seus produtos no campo do cuidado em saúde.

“Essa iniciativa constitui uma das ações prioritárias do Plano Municipal de Saúde de Boa Vista (2022 a 2025), que visa organizar e direcionar as ações de saúde do município, estabelecendo diretrizes e estratégias para promover o acesso universal e equitativo aos serviços de saúde para toda a população”, destacou o secretário adjunto de Saúde.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Mecânico é preso pelo desaparecimento da ex-companheira

A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…

2 horas ago

Smtran integra operação nacional de fiscalização e segurança no trânsito

Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…

6 horas ago

Prefeitura de Caroebe vai gastar mais de R$ 1 milhão em aluguel de estrutura para eventos

São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…

7 horas ago

Justiça obriga banco a suspender cobranças de cartões de crédito consignado não contratados

Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima

8 horas ago

Aprovado financiamento de imóveis maior para famílias de baixa renda

Principal deliberação envolve a atualização do teto dos imóveis nas faixas 1 e 2 do…

8 horas ago

Senado rejeita urgência para votação de projeto que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho no país

Para os parlamentares contrários ao texto, afirmaram que projeto pode incentivar o vício em jogos

9 horas ago