Foto: Arquivo pessoal
Um morador do bairro Caranã, em Boa Vista, procurou o Roraima em Tempo nessa segunda-feira, 29, para denunciar falta de manutenção da Estação Elevatória de Esgoto, de responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).
Conforme relatado à reportagem, o local está abandonado e com a estrutura comprometida, prejudicando a saúde dos moradores da região.
“As tampas dos poços de esgoto estão corroídas pela ferrugem, o prédio tomado por mato. Sem as tampas, o odor que sai dos poços faz com que os moradores fiquem trancados o dia todo, com portas e janelas fechadas. Ou seja, impossível ficarem fora de casa devido a catinga insuportável, que dá pra sentir a quarteirões de distância”, relatou.
Ainda de acordo com a denúncia, o problema também causa proliferação de insetos e mal-estar das pessoas que vivem nos arredores. “O odor causa náuseas, dores de cabeça, sem contar a proliferação de insetos e bichos, ratos, baratas, formigas, entre outros”, afirmou.
O morador também destacou sobre as dificuldades enfrentadas pela família dele devido o mau cheiro. “Tem um idoso na minha casa que é acamado eprecisa frequentemente tomar banhos de sol, mas é impossível devido a podridão que fica nas redondezas do local”, pontou.
Em setembro de 2024, o Governo de Roraima através da Caer anunciou reformas e manutenções das sete Estações Elevatórias de Esgoto de Boa Vista. Um investimento de cerca de R$ 3 milhões oriundos de recursos próprios da companhia.
As unidades passariam por reforma das caixas de ligações das bombas, pintura predial, substituição de equipamentos, além de limpeza dos poços das bombas e também nas caixas de válvulas.
Para o morador, a falta de manutenção acontece principalmente nos bairros periféricos, diferentemente da estação do bairro Caçari, que, conforme ele, recebe o serviço com frequência.
“Esse tipo de Estação Elevatória de Esgoto existe em alguns bairros da cidade. Inclusive tem uma na Avenida Ville Roy, Caçari, onde o prédio recebe constantes manutenções. Mas nas dos bairros da periferia nada é feito. Como podem observar, não fizeram nada e estamos precisando urgentemente de socorro. Isso é um descaso com os cidadãos que pagam seus impostos, além de um caso de saúde pública“, observou.
Procurada, a Caer disse que realiza rotinas periódicas de manutenção nas Estações Elevatórias de Esgoto e que a unidade, localizada no bairro Caranã, já está incluída no cronograma de ações corretivas e preventivas da Companhia.
Disse ainda que equipe técnica da empresa fará uma vistoria emergencial na unidade ainda nesta segunda-feira, 29, para avaliar a situação relatada e adotar as providências necessárias para sanar eventuais problemas estruturais e operacionais que estejam afetando os moradores da região.
Fonte: Da Redação
Ao todo, edição de 2026 ofertará 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições
Prêmio estimado de R$ 1 bilhão é o maior da história
Intervenções garantem mais segurança, conforto e estrutura para alunos e profissionais iniciarem o ano letivo…
Ação registrou 111 mortes e mais de 1,3 mil pessoas feridas
De acordo com a versão da suspeita, ela agiu em legítima defesa, durante uma discussão…
Valores beneficiam mais de 152 mil aposentados e pensionistas