Foto: divulgação
A mais nova produção audiovisual de Roraima, o documentário “Paz, Queijo e Tradição” apresenta histórias sobre o trabalho desenvolvido por duas famílias produtoras de queijo do Estado. Além dos desafios enfrentados em meio à expansão da bovinocultura e dos fluxos migratórios no extremo norte do Brasil. Com direção de Victor Mattioni e 17 minutos de duração, a obra está disponível no YouTube.
O trabalho envolveu o levantamento histórico e de produção, sobretudo, a partir dos relatos de Sebastião de Souza e Silva (“Babazinho”), da Fazenda Bacabal, em Amajari. Assim como, de Rosângela Gomes Rosa, do Sítio Danny & Ana, em Mucajaí. Destaca-se ainda a entrevista com a professora Daniela Cunha, cientista de alimentos de renome nacional, conhecida pelo seu trabalho na área da produção alimentícia.
“Com isso, nós tivemos também uma expansão do nosso projeto, conhecendo não apenas as histórias da produção de queijo artesanal aqui no estado. Como também a potencialidade desse produto e os processos de comercialização, geração de renda e a importância do conhecimento, que envolve ainda estudos de novas tecnologias para que a cultura do queijo artesanal em Roraima seja preservada e expansiva”, comentou Victor.
De acordo com o diretor e historiador a proposta do documentário visa incentivar principalmente os pequenos e médios produtores rurais. Para, assim, seguirem firmes com sua produção, além da transmissão do conhecimento por meio da oralidade. Dessa forma, permitindo que as novas gerações mantenham a tradição, além de gerar fonte de renda para as famílias do campo.
“Você vai identificar que cada produção de queijo nos municípios segue um padrão e um modelo diferente. E isso vai desde o paladar, o uso das tecnologias empregadas, a partir de práticas tradicionais que as famílias mantêm para preservar a qualidade desse produto. Então, nosso foco aqui é também valorizar a história e a cultura dessas e tantas outras famílias, além de incentivar o comércio e a economia local. Pensando, portanto, no pequeno e médio produtor rural e que esse produto possa também ser exportado para outros estados”.
Incentivo à Cultura
O documentário “Paz, Queijo e Tradição” foi contemplado pela Lei 14.399/2022 do Governo Federal que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), tendo como contrapartida da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (SECULT).
Assista:
Ficha técnica
Direção
Imagens
Assistente de câmera
Edição
Intérprete de Libras
Entrevistados
Agradecimentos
Fonte: Da Redação
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…
Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…
Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas
Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente
Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…