Cidades

Feira de Iniciação Científica 2024: alunos de Boa Vista elaboram projetos com temáticas sobre biomas do Brasil

Como forma de fortalecer a pesquisa e iniciação científica, durante todo o mês de agosto, alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino promovem individualmente feiras de ciências.

Trata-se da primeira etapa da Feira de Iniciação Científica (FEIC 2024), que ocorrerá no período de 16 a 20 de setembro e reunirá representantes de toda a rede.

Os trabalhos estão elaborados com base na temática nacional deste ano, “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. A iniciativa é alusiva a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá no período de 14 a 20 de outubro.

Assim, a Escola Municipal Jael da Silva Barradas foi uma das primeiras unidades a promover a feira nesta quarta, 14, com a exposição de 22 trabalhos. De acordo com Michel Silva, gestor daunidade, os alunos tiveram uma preparação para a feira, que incluiu temas abordados em sala de aula e em atividades externas.

“As crianças visitaram o Bosque dos Papagaios e alguns bairros da cidade para compreender um pouco mais sobre os biomas existentes nas localidades. Em sala, colocaram em prática o que aprenderam na teoria em forma de maquetes e outros materiais. A iniciativa traz uma contribuição muito grande para o efetivo aprendizado desses alunos”, explicou.

Pequenos alunos pesquisadores

Além disso, o grupo do aluno do 3° ano, Alberto Luís, de 8 anos, levou para a feira o tema “Biodiversidade alimentícia do Bioma roraimense e seus benefícios nutricionais’. Para isso, percorreram os arredores da escola e descobriram, com auxílio de uma profissional da área, as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS).

Como resultado, as crianças tem oportunidade de identificar folhas e flores comestíveis, que podem ser consumidas em saladas, por exemplo. “Estou gostando muito de participar da feira. Foi bem legal sair pra conhecer as plantas, flores e como elas podem ajudar na nossa saúde”, disse.

Reflexões para o futuro

Já o grupo da Manuelly Vitória, 10 anos, aluna do 5° ano, abordou o tema: Energia renovável: Reflexões para o futuro sustentável.

A equipe produziu maquetes que retrataram os principais tipos de geração de energia, como eólica, hídrica e solar. “Estamos falando de energia limpa, que ajuda muito o nosso planeta. Ainda mais pra gente, que mora aqui na Amazônia”, contou.

Quem também gostou da experiência foi a aluna do 4° ano, Sofia Pereira, de 9 anos. O grupo abordou a temática A importância da reciclagem do papel para o meio ambiente.

“Estou gostando muito. Estamos mostrando para as pessoas que a reciclagem do papel ajuda a salvar árvores, economizar energia e diminuir os lixos nos aterros”, falou.

SNCT – É o maior evento de divulgação científica do Brasil e tem o objetivo de mobilizar a população, com foco em crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando assim, a criatividade com a ideia de despertar o interesse sobre esse tema desde a infância.

Chegando aos 21 anos de trajetória, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída então por decreto presidencial em 9 de junho. Por fim, ela acontece todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Mecânico é preso pelo desaparecimento da ex-companheira

A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…

41 minutos ago

Smtran integra operação nacional de fiscalização e segurança no trânsito

Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…

5 horas ago

Prefeitura de Caroebe vai gastar mais de R$ 1 milhão em aluguel de estrutura para eventos

São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…

5 horas ago

Justiça obriga banco a suspender cobranças de cartões de crédito consignado não contratados

Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima

6 horas ago

Aprovado financiamento de imóveis maior para famílias de baixa renda

Principal deliberação envolve a atualização do teto dos imóveis nas faixas 1 e 2 do…

7 horas ago

Senado rejeita urgência para votação de projeto que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho no país

Para os parlamentares contrários ao texto, afirmaram que projeto pode incentivar o vício em jogos

8 horas ago