Cidades

Forças Armadas prendem três homens e apreendem armamento em garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

Nesta última semana de maio, as Forças Armadas deram continuidade às ações de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY). A atividade ocorreu por meio da missão “HUKE III”, parte da Operação Catrimani II. Durante a ação, as equipes apreenderam submetralhadora, espingarda, pistola, materiais de acampamento, além da prisão de três suspeitos.

Conforme as Forças Armadas, participaram da missão mais de 20 militares e um helicóptero do 4⁰ Batalhão de Aviação do Exército (4⁰BAvEx). A operação ficou sob a coordenação do Comando Operacional Conjunto.

A ação teve como objetivo prevenir e repreender ilícitos transfronteiriços relacionados ao garimpo ilegal, que ameaçam os indígenas e os recursos naturais da região. Recentemente, o local passou por confronto entre integrantes da Força Nacional e garimpeiros, especificamente em Palimiú, na madrugada de 21 para 22 de maio.

Durante a Operação, foram apreendidos materiais como: uma submetralhadora SMT 40; uma espingarda calibre .12; uma pistola calibre .40 e um revólver calibre .38; munições; rádios transmissores; colete balístico; dentre outros materiais. As Forças Armadas também inutilizaram uma embarcação voadeira, com motor; um gerador e materiais de acampamento. Ao total, as equipes prenderam três suspeitos, que foram entregues para a Polícia Federal.

“As Forças Armadas estão em constante prontidão para atuar, de forma interagências, com elevado nível de profissionalismo e operacionalidade, para dar a pronta resposta a qualquer tipo de ameaça que possa comprometer a segurança do Povo Indígena Yanomami, bem como a preservação do meio ambiente”, declarou o Chefe do Estado-Maior Conjunto da Operação Catrimani II, Brigadeiro do Ar Steven Meier.

Comando Conjunto Catrimani II

A Operação CATRIMANI II é uma ação conjunta coordenada entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas no emprego, temporário e episódico, de meios na TIY em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

5 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

8 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

8 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

9 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

10 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

11 horas ago