Foto: Josi Oliveira/Roraima em Tempo
A 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf SI), apresentou os resultados das atividades operacionais e subsidiárias realizadas em Roraima em 2025, nesta quinta-feira, 22. O evento contou a presença da imprensa local e militares do exército.
O comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general de Brigada Roberto Pereira Angrizani, apresentou os resultados alcançados em operações militares dedicados à defesa de soberania brasileira, à proteção a meio ambiente e ao combate aos ilícitos transfronteiriços, assim como às operações humanitárias em apoio à população amazônidas e povos originários.
Durante café com a imprensa, Angrizani destacou que em 2025, a 1ª Brigada empregou uma média diária de 429 militares e conduziu cerca de 35 operações mensais em Roraima.
Atualmente conta com 32 viaturas blindadas, chamadas de Guaicurus, 16 viaturas blindadas de transporte de pessoal (Guaranis) e nove viaturas blindadas de reconhecimento (Cascavéis). Ainda neste ano, a Brigada terá a prioridade para receber a viatura blindada de Cavalaria Centauro II.
A 1ª BDa Ind SI foi a primeira organização do Exército a receber o Missil anticarro 1.2 MAX, armamento de defesa anticarro com tecnologia 100 % nacional.
O general destacou que a Brigada está em processo constante de evolução sendo uma força de emprego imediato do Exército. Sendo assim, incluída em programas estratégico como: Amazônia Protegida, Forças Blindadas e Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SisFron). Isso contribuiu para que esteja de prontidão, podendo atuar em diversos cenários, usando meios aéreos, terrestres e fluviais.
Em 2026 continuarão dando foco às questões na terra Yanomami com a operação de desintrusão com a participação de outras órgãos coordenados pela Casa de Governo, em conjunto com a Catrimani II.
“Vamos continuar atuando fortemente na terra indígena Yanomami para retirar não indígenas e, principalmente, aqueles que estão cometendo crimes ambientais. Também continuaremos mantendo a nossa presença nas fronteiras com nossos pelotões especiais de fronteiras, especialmente em Pacaraima, Bonfim, Normandia e Uiramutã na terra indígena Raposa Serra do Sol”, afirmou.
Ainda conforme o general, o foco principal continuará sendo as operações de guerra. “Continuaremos com nosso adestramento com operações de guerras que é foco principal. Assim, para que o Exército esteja preparado para defesa de sua soberania”, disse. Angrizani também ressaltou que continuarão dando apoio aos povos originários e ações humanitárias.
Em sua apresentação, o general Angrizani afirmou que o estado de Roraima é prioridade nacional no que diz respeito a Estado de Defesa por estar entre as fronteiras dos paises Guiana e Venezuela. Por isso, o Exército tem investido na distribuição de meios de logística, de pessoal, dentro de um planejamento estratégico com médio e longo prazo.
“Roraima está numa região de estratégia de defesa já mencionado pelo ministro de defesa ,José Múcio Monteiro Filho e pelo comandante do exército, e General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. Por Roraima por estar na posição de fronteira entre dois países, nós estamos com essa prioridade, com vários projetos sendo desenvolvidos, recebimento e blindados, de materiais de alta tecnologia cada vez mais vamos aumentar nossa capacidade”, destacou.
Ainda segundo o General, o maior desafio para este ano é coordenar as operações simultaneamente e a logística para terra indígena Yanomami. “Nosso maior desafio vai ser coordenador todas as operações simultaneamente. Mas estamos com os recursos humanos muito capacitados, apesar do desafio logístico, como o acesso a parte Oeste das Terras Yanomami, onde só conseguimos chegar por meio aéreo. Então manter a logística é o desafio ainda maior para levar meios, material e combustível. Mas com a nossa capacidade dos militares vamos conseguir suplementar”, pontuou.
Fonte: Da Redação
Licenças laborais por incapacidade temporária é o maior desde 2021. Dados são referentes ao ano…
Abertura oficial no Teatro Municipal marcou o início da programação que prepara os servidores para…
Programa de Comprometimento e Gratuidade oferece vagas em orquestra jovem, produção audiovisual, fanfarra e dança…
Prisão aconteceu durante a segunda fase da operação Los Rojos
O processo inicia nesta terça, 27, por meio do sistema Matrícula Online
Equipamento integra as ações de reinvestimento do Plano Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA)