Cidades

Governo e ONU têm programação alusiva a 3 anos de emergência Yanomami

Passados três anos da emergência humanitária Yanomami, o governo federal e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) programam uma série de ações em Roraima. Nesta quinta-feira, 22, está prevista a inauguração de um espaço do Acnur no Centro de Referência em Direitos Humanos Yanomami e Ye’kwana (CREDHYY), em Boa Vista.

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em um contexto marcado, também, pela crise humanitária na Venezuela, a ideia é reforçar a cooperação entre o Estado brasileiro e organismos internacionais. Ou seja, no atendimento e na proteção de povos indígenas, migrantes e refugiados no território.

Na programação estão previstas reuniões de avaliação, alinhamentos internos e encontros com o sistema de justiça. Dessa forma “reforçando o compromisso do MDHC com a atuação integrada, a cooperação internacional e a garantia de direitos humanos no contexto do acolhimento humanitário em Roraima”.

As atividades contam com a participação da Organização Internacional para Migrações (a agência das Nações Unidas para questões relacionadas ao tema) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Estão previstas visitas a abrigos indígenas e não indígenas. Como por exemplo, os pontos de atendimento da Operação Acolhida, em Boa Vista, assim como em Pacaraima.

Emergência Yanomami

O reconhecimento da crise humanitária enfrentada pelos povos indígenas Yanomami e Ye’kwana teve início em 20 de janeiro de 2023, quando foi decretada emergência em saúde pública. Desde então, segundo o MDHC, o governo federal vem mantendo presença contínua e integrada na Terra Indígena Yanomami.

“A estratégia interministerial incluiu operações de segurança para a retirada de invasores, ações de comando e controle territorial, maior fiscalização ambiental e apoio logístico às comunidades, com mais de 9 mil operações realizadas entre 2024 e 2026”, justifica o ministério.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Semana Pedagógica reúne 7 mil profissionais da rede municipal de ensino da capital

Abertura oficial no Teatro Municipal marcou o início da programação que prepara os servidores para…

1 hora ago

Sesc Roraima abre inscrições para cursos gratuitos de formação artística em Boa Vista, Rorainópolis e São João da Baliza

Programa de Comprometimento e Gratuidade oferece vagas em orquestra jovem, produção audiovisual, fanfarra e dança…

2 horas ago

Homem é preso suspeito de envolvimento no assassinato de jovem no Cambará

Prisão aconteceu durante a segunda fase da operação Los Rojos

3 horas ago

Prefeitura abre chamamento para preencher vagas remanescentes em creches de Boa Vista

O processo inicia nesta terça, 27, por meio do sistema Matrícula Online

4 horas ago

Cooperativa recebe plantadeira da prefeitura para fortalecer agricultura familiar na zona rural

Equipamento integra as ações de reinvestimento do Plano Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA)

4 horas ago

Masamy Eda deixa sede da Polícia Federal acompanhado de advogado

Ex-deputado foi flagrado se desfazendo de celular ao perceber a presença da Policia Federal

5 horas ago