Cidades

Governo Federal cria nova classificação indicativa de conteúdos não recomendados para crianças com menos de 6 anos

Em 2025, o Governo Federal criou uma nova faixa etária de classificação para conteúdos não recomendados a crianças com menos de 6 anos.

A nova classificação tem respaldo jurídico no princípio da autonomia progressiva. Ele está previsto na Convenção sobre os Direitos da Criança, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na Lei nº 15.211/2025 (ECA Digital) e no Marco Legal da Primeira Infância.

A medida responde a estudos que identificaram uma lacuna entre a classificação livre e a de “não recomendado para menores de 10 anos”, padrão vigente até outubro de 2025. Especialistas alertam que a exposição precoce a conteúdos audiovisuais inadequados pode afetar a compreensão da realidade e, além disso, provocar impactos no desenvolvimento socioemocional.

A proposta foi submetida à consulta pública entre abril e junho de 2025 e debatida no Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil (CASC). O Ministério da Justiça reforça que a decisão sobre a adequação dos conteúdos à idade cabe às famílias, conforme informações fornecidas pelo Estado.

Critérios

Do ponto de vista técnico, a nova faixa permite a aplicação de critérios específicos para crianças em fase de alfabetização, a exclusão de praticamente todas as formas de violência da classificação livre — excetuadas representações caricatas ou cômicas, como guerras de comida, quedas exageradas e humor físico —, assim como a incorporação de novas diretrizes, como conteúdos educativos sobre sexualidade, prevenção ao uso de drogas, apresentação ponderada da tristeza e linguagem de baixo teor ofensivo.

A partir dessa mudança, o Brasil avança na proteção de crianças e adolescentes no mercado audiovisual e de lazer. Em 2026, com a implementação plena do ECA Digital a partir de março, essa proteção será ampliada.

“Com o ECA Digital, conseguiremos estender essas medidas ao ambiente virtual, garantindo mais camadas de segurança às famílias, com informações precisas sobre os conteúdos”, afirma a secretária nacional dos Direitos Digitais, Lílian Cintra de Melo.

A revisão integra a estratégia Crescer em Paz, que reúne 46 ações de proteção infantil, organizadas nos eixos de insegurança e vulnerabilidade, justiça, digital e jornadas vulneráveis.

Também em 2025, o MJSP ampliou o eixo temático dos descritores para incluir a interatividade. A classificação passou a considerar quatro eixos fundamentais para definição das faixas etárias: sexo e nudez, violência, drogas e interatividade.

Dessa forma, o sistema passou a contemplar mecanismos e funcionalidades de aplicativos, permitindo identificar riscos indiretos decorrentes da interação e do design das plataformas.

Constituição Federal e ECA fundamentam a norma

A política de classificação indicativa é assegurada pelo ECA e pelo inciso XVI do artigo 21 da Constituição Federal de 1988. Ele atribui à União a competência para exercer a classificação indicativa de diversões públicas, bem como de programas de rádio e televisão.

A medida tem caráter orientativo, não prevê veto a conteúdos e aplica-se a filmes, séries, novelas, jogos digitais, aplicativos e RPGs.

Fonte: Agência GOV

Lara Muniz

Recent Posts

Justiça mantém prisão de capitão da PM e empresário detidos pela PF após saque de R$ 150 mil

Os presos eram monitorados por investigação de crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa

5 horas ago

Prefeitura inicia obras para solucionar 43º ponto crítico de alagamento em Boa Vista

Serviço de drenagem na rua Paraná, bairro dos Estados, antecipa ações para o período chuvoso

7 horas ago

Neurociência explica por que a gratidão melhora a saúde mental

Sentir e praticar a gratidão ativa circuitos neurais que promovem bem-estar e reduzem o estresse

8 horas ago

Motoristas sem infrações terão CNH renovada automaticamente

Beneficio será gratuito para a carteira digital

8 horas ago

Operação Catrimani II realiza transporte aéreo de telhas para reestruturação de unidade de saúde em Terra Indígena Yanomami

Foram mais de duas toneladas de telhas de fibrocimento da Base Aérea de Boa Vista…

8 horas ago

Casamento é anulado por causa de discurso gerado por IA

Cerimônia civil na Holanda perdeu validade devido a falha legal em votos produzidos por ferramenta…

9 horas ago