Cidades

Governo Federal divulga ações do plano Brasil sem Fome

O Governo Federal divulgou as ações integradas do Plano Brasil Sem Fome. Elas deverão ter o foco nas mais de 33,1 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar no país.

Os gestores e profissionais que atuam as redes de saúde e assistência social do país quem farão a identificação dessas pessoas. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome publicou nesta segunda-feira (4) uma portaria, no Diário Oficial da União.

Assim, o governo definiu insegurança alimentar e nutricional como “incapacidade do acesso regular e permanente a alimentos de qualidade. Onde há ainda quantidade suficiente, nos níveis leve, moderada e grave”. Do mesmo modo, acrescentou como consequências do problema a desnutrição, o sobrepeso, a obesidade e a carências de micronutrientes.

O fortalecimento das ações do Governo

Com isso, vai ocorrer o fortalecimento de as ações de proteção social. Deverá ser ampliado o cuidado integral às pessoas com má nutrição. A prioridade são indivíduos e famílias cadastrados no Programa Bolsa Família.

Além disso, a qualificação desses serviços públicos de segurança alimentar e nutricional vai acontecer por meio da integração das informações do Suas, SUS e Sisan. Além do monitoramento e avaliação dos dados.

Por fim, a prioridade no planejamento e implementação das ações integradas, é a compra e oferta de alimentos da agricultura familiar regional. Logo, terão orientação do Marco de Educação Alimentar e Nutricional. Bem como e os Guias Alimentares criados para a população brasileira.

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

16 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

19 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

21 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

21 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

22 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

2 dias ago