O Grafita Roraima proporciona a integração dos Coletivos de Arte Urbana com a Universidade Federal de Roraima (Ufrr). A iniciativa reúne artistas de diferentes estados e países, que trocam experiências entre si. A oitava edição do evento possui o tema Povos Originários e acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de novembro, em Boa Vista.
Dessa forma, o momento contará com palestras, oficinas, ações colaborativas e pintura de murais. A professora da Ufrr e uma das coordenadoras do projeto, Dayana Soares, explicou que o Gafrita Roraima tua com pintura de painéis pela cidade com a participação de professores, alunos e artistas em geral.
“Essa edição pretende trabalhar com a temática dos povos originários e retratar de alguma forma elementos dos povos que habitam Roraima. Essa é uma das maiores temáticas que teremos atuação”, disse.
Do mesmo modo, um dos principais objetivos é mobilizar a aproximação e o aprendizados das linguagens artísticas urbanas, em especial, o Graffiti.
Além disso, visa possibilitar uma relação entre a comunidade, artistas, acadêmicos do Curso de Artes Visuais e UFRR com o contato nas atividades que envolvam muralismo, além de interagir com diferentes constituições artísticas, estratégias pedagógicas e possibilidade do contato com grafiteiros do Brasil e do exterior.
“Realizaremos oficinas, palestras e durante a pintura do painel haverá uma programação que envolve a cultura hip hop e outros elementos da arte urbana. Um dos principais focos é estar vinculando esses aprendizados, ensinamentos alinhados com os coletivos, escolas estaduais e a Ufrr”, afirma Soares.
O Grafita Roraima é promovido pelo Instituto Maku-X Cultural, Movimento Urbanus, Curso de Artes Visuais, bem como a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae) da Ufrr como uma ação de extensão em interlocução com os coletivos de arte urbana de Roraima e outras regiões.
Fonte: Da Redação
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual