Cidades

Guarda Municipal de Boa Vista começa a utilizar câmeras corporais

A Guarda Civil Municipal de Boa Vista iniciou neste mês o uso de câmeras corporais durante operações. São 120 equipamentos em operação e 160 GCMs cadastrados para o uso dos dispositivos, utilizados exclusivamente pelos grupamentos em serviço, conforme escala rotativa.

“As câmeras corporais representam um importante avanço na modernização e transparência das guardas municipais, contribuindo para a melhoria da segurança e da relação entre os agentes e a comunidade”, destacou Cláudio Galvão, secretário de Segurança e Ordem Pública.

Como funcionam as câmeras

Dessa forma, os equipamentos ficam fixos nas fardas dos guardas, posicionados à altura do peito. Quando retiradas da base, iniciam gravações em baixa resolução e sem áudio, garantindo um monitoramento contínuo e eficiente em termos de armazenamento.

Além disso, em situações específicas, na função “botão de evidências”, a gravação passa para o modo de alta resolução, com áudio, capturando imagens e sons que podem servir como provas em investigações. Os equipamentos também servem como rádio comunicadores entre os grupamentos.

Portanto, o uso das câmeras corporais contribui para o esclarecimento de incidentes e ainda protege os agentes em casos de confronto ou acusações indevidas. As imagens registradas fortalecem a integridade das ações policiais e promovem maior confiança por parte da população.

A medida segue diretrizes de uma portaria do Ministério da Justiça, que regulamenta o uso de câmeras corporais por órgãos de segurança pública no Brasil. Dessa forma, a normativa assegura o uso responsável dos dispositivos, a proteção dos dados e da imagem dos cidadãos, além de garantir os direitos fundamentais da população.

Treinamento especializado

Todos os guardas que utilizam os equipamentos passaram por treinamento especializado, visando o uso ético e eficaz da tecnologia. Os equipamentos tiveram testes de forma experimental durante o Boa Vista Junina 2025, com resultados positivos na atuação e no registro das atividades.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

33 minutos ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

11 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

13 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

16 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

17 horas ago