Cidades

Guarda Municipal de Boa Vista começa a utilizar câmeras corporais

A Guarda Civil Municipal de Boa Vista iniciou neste mês o uso de câmeras corporais durante operações. São 120 equipamentos em operação e 160 GCMs cadastrados para o uso dos dispositivos, utilizados exclusivamente pelos grupamentos em serviço, conforme escala rotativa.

“As câmeras corporais representam um importante avanço na modernização e transparência das guardas municipais, contribuindo para a melhoria da segurança e da relação entre os agentes e a comunidade”, destacou Cláudio Galvão, secretário de Segurança e Ordem Pública.

Como funcionam as câmeras

Dessa forma, os equipamentos ficam fixos nas fardas dos guardas, posicionados à altura do peito. Quando retiradas da base, iniciam gravações em baixa resolução e sem áudio, garantindo um monitoramento contínuo e eficiente em termos de armazenamento.

Além disso, em situações específicas, na função “botão de evidências”, a gravação passa para o modo de alta resolução, com áudio, capturando imagens e sons que podem servir como provas em investigações. Os equipamentos também servem como rádio comunicadores entre os grupamentos.

Portanto, o uso das câmeras corporais contribui para o esclarecimento de incidentes e ainda protege os agentes em casos de confronto ou acusações indevidas. As imagens registradas fortalecem a integridade das ações policiais e promovem maior confiança por parte da população.

A medida segue diretrizes de uma portaria do Ministério da Justiça, que regulamenta o uso de câmeras corporais por órgãos de segurança pública no Brasil. Dessa forma, a normativa assegura o uso responsável dos dispositivos, a proteção dos dados e da imagem dos cidadãos, além de garantir os direitos fundamentais da população.

Treinamento especializado

Todos os guardas que utilizam os equipamentos passaram por treinamento especializado, visando o uso ético e eficaz da tecnologia. Os equipamentos tiveram testes de forma experimental durante o Boa Vista Junina 2025, com resultados positivos na atuação e no registro das atividades.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Jovem quebra tornozelo após cair de pé de manga em Boa Vista

Vítima havia subido na árvore quando, em determinado momento, perdeu o equilíbrio e despencou

43 minutos ago

Saúde de Boa Vista apresenta experiências de sucesso em evento do SUS em Brasília

Entre os temas abordados foram as escalas de Vulnerabilidade Familiar e Odontológicas

47 minutos ago

Prefeitura de Boa Vista recebe troféu por trabalho na gestão previdenciária de Boa Vista

Título concedido destaca o Pressem como referência em governança, transparência e sustentabilidade

2 horas ago

STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência

Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses

3 horas ago

Justiça condena empresário que foi flagrado com 103kg de ouro ilegal dentro de carro em Roraima

Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista

3 horas ago

Casal desaparece em Rorainópolis e carro é encontrado incendiado

Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…

4 horas ago