Cidades

Hábito da leitura reduz estresse e amplia expectativa de vida, aponta pesquisa

O hábito da leitura pode reduzir em 68% o estresse e amplia a expectativa de vida do leitor. É o que diz a pesquisa da Universidade de Sussex, do Reino Unido. A prática de seis minutos por dia já pode trazer os benefícios.

Especialistas também afirmam que esse hábito pode prevenir doenças neurodegenerativas no cérebro. Até mesmo a expectativa de vida para quem lê cerca de três horas por semana aumenta, conforme dados da Universidade de Yale, dos Estados Unidos. Assim, ao mencionar a vida, vale destacar que as histórias têm um impacto tão grande que, em alguns casos, podem influenciar a personalidade de alguém.

Universo paralelo

Não é novidade que, ao ler um livro, ingressamos em um universo inédito que nos permite conhecer realidades, desenvolver habilidades, encontrar um novo significado de vida e até mesmo moldar o nosso próprio espaço.

Além disso, a literatura nos ajuda a lidar com as situações do dia a dia, de uma forma muito mais leve. Algo curioso desse exercício é a sensação de sair da sua realidade e de se colocar no corpo de outra pessoa.

Contudo, o mais interessante é que isso não acontece só no sentido figurado: segundo estudos, pode acontecer num sentido biológico também, pois, ao lermos, podemos aumentar nossa empatia, ou seja, a capacidade de compreender e de se solidarizar emocionalmente com o outro.

O estímulo do Hábito

Na visão de Daniela Ainhoren, psicóloga da Legião da Boa Vontade (LBV), é fundamental estimular esse hábito na infância. Pois a identificação com algumas histórias possibilita um mundo cheio de recomeços, de significados […], faz com que se tenha mais Esperança na vida”. A profissional explica que, quando a criança lê, desenvolve a criatividade, a imaginação e a fantasia. E isso “melhora a qualidade de vida dela e ajuda a ressignificar histórias, incentivando recomeços possíveis nessa fase”.

Dessa forma, a LBV incentiva a leitura. Entre tantos benefícios, essa prática também ajuda a resolver os problemas do cotidiano de jovens e crianças de comunidades fragilizadas. Não é à toa que, por meio de propostas socioeducativas, a Instituição fomenta experiências de reflexão, possibilita o aprendizado de forma igualitária, para que seus atendidos possam optar pelos melhores caminhos na tomada de decisões individuais e até mesmo coletivas.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

6 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

8 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

9 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

10 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

11 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

12 horas ago