Cidades

Herança, partilha de bens e inventário: saiba como iniciar processos junto à Justiça

Após o falecimento de um familiar, além de enfrentar o luto, é necessário lidar com burocracias e questões jurídicas relacionadas à herança.

A herança consiste no conjunto de bens, direitos e obrigações transmitidos após o falecimento de uma pessoa. Esse processo é regido pelo Código Civil brasileiro e é um direito constitucional.

Para que os herdeiros possam receber efetivamente os bens deixados pelo falecido, é necessário realizar o inventário. Este procedimento, judicial ou extrajudicial, tem como objetivo apurar os bens, dívidas e direitos que compõem o patrimônio do falecido.

Para iniciar a ação de inventário na DPERR a pessoa interessada deve ser herdeira ou meeira. O termo “meeiro” refere-se à participação sobrevivente, com direito à metade dos bens do falecido. Já os herdeiros podem ser filhos, pais ou outros, dependendo do caso.

Entenda o processo

Assim, o servidor da DPE na área de família, Ricardo Botelho, explica o processo: “Primeiro, examinamos a qualificação do interessado para determinar se é melhor ou herdeiros. Em seguida, apresentamos as opções de inventário judicial ou extrajudicial. A escolha depende do acordo entre os herdeiros e da conveniência, considerando as taxas do cartório no caso do inventário extrajudicial”.

Dessa forma, o inventário judicial é realizado perante o Poder Judiciário e é necessário em casos de litígio entre herdeiros ou existência de testamento. Esse tipo de inventário pode ser demorado e burocrático. Por outro lado, o inventário extrajudicial é feito em cartório e é mais ágil. Contudo, só é possível quando todos os herdeiros são maiores de idade e capazes, e concordam com a partilha dos bens.

Documentos essenciais

Maria Helena, viúva recentemente, compartilha sua experiência: “Não sabia como proceder com o inventário da casa onde vivia com meu esposo. Procurei a Defensoria, onde me orientaram sobre os procedimentos e documentos necessários. Agora, vou providenciar os documentos restantes para dar continuidade ao processo”.

Dessa forma, os documentos essenciais para o inventário incluem: documentos pessoais dos herdeiros ou meeiros, certidão de óbito, certidões negativas de débito das esferas municipais, estaduais e federais, e o guia de cotação do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), emitido pela SEFAZ .

“A abertura do inventário só ocorre com todos os documentos exigidos. A falta de algum documento pode levar à devolução do processo pelo juiz. O prazo para conclusão geralmente é de um ano, mas pode variar de acordo com as obrigações específicas, como conflitos entre herdeiros”, conclui Ricardo.

Por fim, para atendimento no DPE-RR, os interessados podem comparecer à sede da instituição, localizada na Av. Sebastião Diniz, 1165, Centro, ou opte pelo atendimento virtual pelo WhatsApp no Número 95 2121-0264.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Polícia apreende combustível que seria usado na compra de votos em Mucajaí

Polícia apreendeu aproximadamente 420 litros de combustível após denúncia de crime eleitoral no local

11 horas ago

Deputado orienta candidato a vereador a mentir para eleitores durante live no Instagram; veja vídeo

Rárison Barbosa (PMB) aparece em vídeo apoiando o candidato Deivyd Carneiro, preso na quinta-feira (3),…

13 horas ago

SUS oferece novo medicamento para pacientes com anemia

Anemia afeta a saúde de crianças e mulheres em fase pré-menopausa e atinge principalmente pessoas…

14 horas ago

Família de jovem assassinado denuncia dificuldades para liberação do corpo em IML de Roraima

Família aguarda desde o dia 1 de outubro para sepultar Jeferson Alves, morto na região…

17 horas ago

Dupla é presa com R$ 66,2 mil e materiais de campanha da vereadora Juliana Garcia, em Boa Vista

De acordo com as investigações, suspeita é que dinheiro seria usado na compra de votos.…

17 horas ago

Entidade antecipa proibição de cartão de crédito para pagamento de apostas online

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, estimou a participação dos cartões em 10%…

20 horas ago