Cidades

‘História no Avental’: integrantes do projeto Crescer, recriam e contam histórias para crianças

O Projeto Crescer e o Família Que Acolhe (FQA) proporcionaram nesta quinta-feira (26) momentos de interação e criação de memórias afetivas aos pais e bebês do programa FQA.

Por meio do projeto “Histórias no Avental”, ocorre a narração de clássicos da literatura infantil. Elas são reescritas em uma linguagem adaptada às crianças de 5 meses a dois anos.

Uma dessas histórias foi Os Três Porquinhos. Quem narrou foi a integrante do projeto Crecer, Graciele Silva. Para tornar a experiência mais agradável e interativa, ela utilizou os “dedoches” que são fantoches de dedos.

A produção do item ocorre pelos próprios alunos do projeto social. Durante a narração, os dedoches surgem de dentro do avental à medida que a narrativa acontece.

A contação

Além disso, Graciele destacou que essa forma de contação de história visa tornar mais agradável aos ouvintes, bem como dar um tom mais feliz ao conto apresentado. “Mudamos a história para que ela ficasse mais leve. Uma uma versão criativa, onde o lobinho Bento não é conhecido como o Lobo Mau, e sim, um lobo do bem”, ressaltou.

Assim, a mãe da pequena Ísis Rosaline, 2 anos, expressou alegria pelo momento que teve entre a sua filha durante a ação. Além disso, comentou que sempre tenta inserir coisas diferentes e criativas na rotina de sua filha. “Eu notei que a ela amou e interagiu com a história. E por saber que ela gosta, tentarei motivá-la a ler mais”, comentou.

Além do FQA, o projeto “Histórias no Avental” é promovido pelos integrantes do Crescer nas escolas de Boa Vista. A instrutora de Artes do Crescer, Fátima Farias, explicou que o objetivo é fazer a contação de história com menos violência, de forma amena e que desperte o interesse das crianças com o uso do avental de histórias. “Percebemos que as histórias, normalmente, são muito violentas. Então, a nossa ideia é continuar contando as narrativas, mas sem tirar a essência do enredo dos contos originais”, contou.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

View Comments

Recent Posts

Prefeitura intensifica ações de combate ao mosquito da dengue em Boa Vista

Bairros com maior índice de infestação são: Centro, Calungá, São Vicente, 13 de Setembro, Asa…

11 horas ago

Divisão de Captura divulga fotos de presos que não voltaram da ‘saidinha’ do Dia das Crianças

População pode auxiliar denunciando através do WhatsApp: (95) 99131-4165 ou pelo Instagram: @dicap.rr

11 horas ago

Polícia divulga foto de mulher foragida, suspeita de aplicar golpe do empréstimo em idosos, indígenas e pessoas com deficiência em RR

Polícia pede para que qualquer informação sobre Eryca Menezes, entre em contato no 95-98414-1629

11 horas ago

Seis adolescentes são apreendidos por vandalismo em escola de Mucajaí

Vigia da escola viu pelas câmeras de segurança o momento em que o grupo invadiu…

12 horas ago

Policial militar de São Luiz do Anauá é preso por estupro de três crianças

Prisão ocorreu a pedido do Ministério Público de Roraima (MPRR), que também denunciou o PM

13 horas ago

Chico Rodrigues fala sobre emendas destinadas para Roraima

Senador também ressaltou a importância de informar a população sobre a aplicação dos recursos

13 horas ago