Quem passeia pela capital Boa Vista, em Roraima, já deve ter questionado de onde ver as mudas de plantas que embelezam os espaços públicos. Você já ouviu falar do Horto Municipal que a há de 40 anos, desenvolve um trabalho de cultivo em um espaço localizado dentro do Parque Anauá.
São mais de 50 espécies em entre nativas, frutíferas e ornamentais que também podem ser doadas ao público em geral. Desde 2013, o projeto já doou mais de 240 mil mudas.
Quem conhece o trabalho desenvolvido pelo Horto é o acadêmico de Biologia, José Martins. Para ele, o cultivo é tão necessário quanto o trabalho de plantio pela cidade.
“Para mim o interessante é que são priorizadas as árvores regionais, isso engrandece não só o cenário, como a valorização da cultura em si.”
Conforme a agrônoma especialista em paisagismo Iris Negreiros, existe uma “via de mão dupla” no trabalho desenvolvido no Horto. No momento, por exemplo, ainda não é possível doar algumas mudas frutíferas, como cajá, buriti, cupuaçu e açaí, pela quantidade disponível.
“Além de coletar pela cidade, nós contamos com doações de mudas e de sementes. Então nem sempre podemos dar todas as plantas que o público quer, até mesmo para manter nosso cultivo. Se a população tiver interesse em doar e não puder vir até nós, nossa equipe vai até o local.”
O horto também é a base do Dedo Verde, projeto social da prefeitura que tem suas ações focadas na proteção social com ações educativas e ambientais, assim como de saúde e atividades recreativas.
Os integrantes são agentes ambientais e têm entre 14 e 17 anos. dessa forma, recebem R$ 230 por mês e participam de oficinas sobre produção de mudas frutíferas, medicinais, ornamentais, paisagismo, jardins, hortas urbanas e compostagem.
Fonte: Da Redação
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21