Cidades

Idosa fica com braço necrosado no HGR e familiares alegam negligência médica

Familiares de uma idosa identificada como Maria do Socorro Saraiva, de 75 anos, denunciaram nesta segunda-feira (30) que a paciente ficou com o braço necrosado após negligências no atendimento médico no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Entenda

De acordo com a sobrinha da idosa, Maria Aparecida, a idosa deu entrada no HGR no dia 7 desse mês após um acidente doméstico. Ela ficou dois dias na área do Trauma e depois foi transferida para a ‘Área Verde’ do hospital.

Ela passou mal em casa, e perdeu as forças nas pernas e caiu. Quando ela caiu, bateu o braço na parede e criou um hematoma, arroxeado. Eu coloquei ela na cadeira, quando fui dar água, ela não conseguia mexer o braço, então, chamamos o Samu“, explicou.

Diagnóstico incerto

Além disso, a mulher ressaltou que no hospital foi descoberto que a idosa sofreu um infarto. No entanto, a equipe estava tratando o caso como se fosse apenas infecção urinária. Logo, a paciente estava recebendo anticoagulante para evitar que ocorresse outro infarto. Somente depois de uma ressonância que diagnosticaram a idosa com ataque isquêmico transitório, ou micro AVC.

Do mesmo modo, Maria Aparecida afirmou que a cada avaliação médica que a tia passava, ocorria um diagnóstico diferente para o problema da paciente.

“A minha tia não senta, não come sozinha e está de sonda em razão desse AVC. Logo, comecei a ver que o braço dela estava ficando vermelho. O tratamento que recebemos lá é desumano. Pedi para chamar um médico porque lá só tem enfermeiro. Todo dia vinha um médico diferente e dava um diagnóstico diferente. Todo dia uma história diferente e o problema piorando” disse.

Em uma das avaliações com um cardiologista e um vascular, os familiares receberem a notícia de que o braço da idosa estava piorando em razão do anticoagulante que haviam prescrito para ela. Como resultado, o braço necrosou. “O que foi tudo isso? negligência. Eles demoraram para levar alguém especializado. Demoraram muito para tomar uma atitude”

Citado

A reportagem entrou em contanto com com a Secretaria de Saúde (Sesau) para posicionamento sobre o caso. Por meio de nota, a Sesau negou as denúncias e disse que o hematoma da paciente acabou evoluindo com piora clínica, e que posteriormente foi necessário o desbravamento pela equipe da cirurgia vascular.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

35 minutos ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

2 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

2 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

2 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

4 horas ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

6 horas ago