Cidades

Iluminação pública de Boa Vista já é quase 80% LED

A cidade de Boa Vista está hoje com quase 80% da iluminação em LED. Dessa forma, a meta da Prefeitura é deixar a cidade 100% com essa nova tecnologia.

Este serviço está sendo feito em toda cidade, e a proposta é trazer mais segurança, bem como reduzir custos e atender a zona urbana e as comunidades indígenas e do campo.

O Parque de Iluminação Pública de Boa Vista conta hoje com 57.685 pontos. Destes 44.467 já são em LED, o que corresponde a mais de 77% da cidade.

“Estas luminárias oferecem mais eficiência na claridade e durabilidade que uma lâmpada convencional. Hoje temos 35 bairros onde todas as vias já foram contempladas. Em novembro do ano passado, chegamos a instalar esse equipamento nas comunidades indígenas Vista Nova e Vista Alegre e as demais também serão contempladas”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Os moradores do bairro Said Salomão começaram o ano 2023 com iluminação 100% LED. Todavia, a Prefeitura de Boa Vista já vinha executando o serviço desde o final de dezembro do ano passado, trocando as antigas lâmpadas convencionais (vapor de sódio), pelas de Led com potência de 120whats na Avenida Equador e 50whats em outras 25 ruas do bairro.

Quem ficou feliz com a nova iluminação no Said Salomão, foi a consultora de vendas, Berenice de Araújo, moradora da rua Acari.

“Minha família e eu, vamos fazer um ano que moramos nesse bairro. E ficamos muito felizes, porque agora nossa rua vai ficar mais iluminada”, afirmou a moradora.

Além disso, outro morador que fez questão de acompanhar o serviço, foi o autônomo Pedro Paulo Lima. “O bairro agora tem outra cara. As ruas e avenida estão bem mais iluminados e isso fez a diferença agora”, frisou.

Tecnologia Diodo Emissor de Luz (Light-Emiting Diode – LED)

Lâmpadas com este componente eletrônico consomem menos energia que as antigas (vapor de sódio – luz amarela), realizando um comparativo com a luminária antiga de 70 whats (vapor de sódio) consome mais energia elétrica e possui menor claridade, já as de LED com 50 whats, tem a claridade/luminosidade como se fosse uma de 100 whats (vapor de sódio), com um consumo bem menor e uma melhor eficiência na iluminação das vias.

Sua durabilidade pode chegar a 60.000 horas para as de LED e 10.000 horas para as de vapor do sódio, tendo sua durabilidade em até 6 vezes a mais que a convencional.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

1 hora ago

É falsa informação que imigrantes invadiram Hospital da Criança durante tiroteio

Imigrantes levaram um ferido ao hospital infantil em busca de atendimento, mas foram orientados a…

1 hora ago

HGR pede comparecimento com urgência de familiares de paciente

Claudiane Alencar Barbosa de 43 anos, está internada no setor de psiquiatria do hospital

2 horas ago

Ministério Público vai apurar denúncias relacionadas à falta de estrutura na maternidade reinaugurada do Governo

No início desta semana, uma família denunciou a morte de um bebê por falta de…

2 horas ago

Festejo Intercultural que celebra as tradições indígenas inicia neste sábado, 21, na Comunidade Canauanim, no Cantá

Serão três dias de festa para reunir os povos indígenas e não indígenas. Haverá competições,…

3 horas ago

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito

4 horas ago