Cidades

Iluminação pública de Boa Vista já é quase 80% LED

A cidade de Boa Vista está hoje com quase 80% da iluminação em LED. Dessa forma, a meta da Prefeitura é deixar a cidade 100% com essa nova tecnologia.

Este serviço está sendo feito em toda cidade, e a proposta é trazer mais segurança, bem como reduzir custos e atender a zona urbana e as comunidades indígenas e do campo.

O Parque de Iluminação Pública de Boa Vista conta hoje com 57.685 pontos. Destes 44.467 já são em LED, o que corresponde a mais de 77% da cidade.

“Estas luminárias oferecem mais eficiência na claridade e durabilidade que uma lâmpada convencional. Hoje temos 35 bairros onde todas as vias já foram contempladas. Em novembro do ano passado, chegamos a instalar esse equipamento nas comunidades indígenas Vista Nova e Vista Alegre e as demais também serão contempladas”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Os moradores do bairro Said Salomão começaram o ano 2023 com iluminação 100% LED. Todavia, a Prefeitura de Boa Vista já vinha executando o serviço desde o final de dezembro do ano passado, trocando as antigas lâmpadas convencionais (vapor de sódio), pelas de Led com potência de 120whats na Avenida Equador e 50whats em outras 25 ruas do bairro.

Quem ficou feliz com a nova iluminação no Said Salomão, foi a consultora de vendas, Berenice de Araújo, moradora da rua Acari.

“Minha família e eu, vamos fazer um ano que moramos nesse bairro. E ficamos muito felizes, porque agora nossa rua vai ficar mais iluminada”, afirmou a moradora.

Além disso, outro morador que fez questão de acompanhar o serviço, foi o autônomo Pedro Paulo Lima. “O bairro agora tem outra cara. As ruas e avenida estão bem mais iluminados e isso fez a diferença agora”, frisou.

Tecnologia Diodo Emissor de Luz (Light-Emiting Diode – LED)

Lâmpadas com este componente eletrônico consomem menos energia que as antigas (vapor de sódio – luz amarela), realizando um comparativo com a luminária antiga de 70 whats (vapor de sódio) consome mais energia elétrica e possui menor claridade, já as de LED com 50 whats, tem a claridade/luminosidade como se fosse uma de 100 whats (vapor de sódio), com um consumo bem menor e uma melhor eficiência na iluminação das vias.

Sua durabilidade pode chegar a 60.000 horas para as de LED e 10.000 horas para as de vapor do sódio, tendo sua durabilidade em até 6 vezes a mais que a convencional.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Roraima registra 75 incidentes associados aos cuidados de recém-nascidos entre 2014 e 2022

Segundo estudo inédito da SOBRASP, quase 40 mil casos com recém-nascidos foram registrados no Brasil…

1 hora ago

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

11 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

14 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

14 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

15 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

16 horas ago