Cidades

Inclusão, mobilidade e sustentabilidade: Boa Vista promove 7ª Conferência Municipal da Cidade

Boa Vista promove a 7ª Conferência Municipal da Cidade, que segue nesta sexta, 27, na Sala Teatro Escola, no Teatro Municipal. O evento teve início na noite desta quinta, 26, promovido pela prefeitura e Conselho Municipal da Cidade (COMCID-BV), reunindo representantes da sociedade civil, movimentos populares, setor privado, universidades, conselhos e órgãos públicos.

O objetivo é promover o debate público e a construção participativa da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano, alinhada às realidades locais. A conferência marca a etapa municipal da conferência e vai eleger os delegados que representarão Boa Vista na fase estadual e, posteriormente, nacional.

Participação e representatividade

Durante a programação, acontecem debates de temas como por exemplo: mobilidade urbana; habitação e regularização fundiária; planejamento territorial; crise climática e sustentabilidade, assim como financiamento de políticas públicas; inclusão digital e gestão metropolitana.

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Flávio Granjeiro, a escuta ativa da população tem sido uma diretriz da atual gestão.

“A Prefeitura de Boa Vista tem um histórico de ouvir a população na construção das políticas públicas. Foi assim na revisão do Plano Diretor e no Plano de Mobilidade Urbana, que contaram com ampla participação da sociedade. A escuta ativa é essencial para que as decisões reflitam as reais necessidades da população e para que a cidade cresça de forma organizada, inclusiva e sustentável”, afirmou.

O presidente do COMCID-BV, Sérgio Pillon, destacou que Boa Vista já tem tradição na conferência e reforçou a importância da participação popular na formulação de políticas públicas.

“Boa Vista está oportunizando o debate com a comunidade sobre temas que impactam diretamente a vida nas cidades. Seguimos avançando na formulação de uma política urbana local, alinhada à proposta nacional de cidades inclusivas, sustentáveis e com justiça social”, disse.

Presença da comunidade reforça caráter democrático do evento

O COMCID-BV é composto por 27 integrantes de diversos segmentos, o que garante representatividade e diálogo constante com a população. A enfermeira Selma Barros participou do evento pela primeira vez e, segundo ela, trata-se de uma grande oportunidade para entender melhor como as decisões são tomadas e contribuir ativamente com o desenvolvimento da cidade.

“Eu não tinha conhecimento, mas uma amiga me convidou e me explicou a importância. Como moradora do município, entendi que a gente precisa saber o que está acontecendo para poder ajudar e lutar por melhorias. É nosso papel como cidadãos. Muitas vezes a gente critica sem saber o que está sendo feito. Estar aqui é uma forma de se informar, participar e entender como tudo funciona”, afirmou.

A acadêmica de arquitetura da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Ivone da Silva, também participou do evento e ressaltou a importância do envolvimento estudantil nas decisões sobre o futuro urbano.

“É muito importante vivenciar isso pessoalmente. Na universidade, aprendemos sobre urbanismo e cidadania, mas estar aqui é participar como cidadã e como futura profissional. A gente passa a entender de forma prática como se constrói uma cidade mais justa”, disse.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Cinco homens tentam transportar diesel irregularmente e PRF apreende 12 mil litros do combustível em Pacaraima

Suspeitos fugiram pela mata durante abordagem na BR-174 e não foram localizados

6 horas ago

Escola São José inicia ano letivo sem copa, centrais de ar e com banheiro em reforma, diz denúncia

Alunos relatam calor, salas de aula sem estrutura básica e banheiro improvisado

7 horas ago

Licença-paternidade pode chegar a 20 dias; projeto aguarda votação no Senado

Matéria está pronta para entrar na pauta do Plenário, que retoma as atividades neste mês

10 horas ago

Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda

Medida permite o bloqueio de valores em contas intermediárias e a devolução de recursos em…

11 horas ago

Ovo mais barato: preços atingem menor patamar de janeiro em seis anos

Em janeiro, valores estavam até 27% inferiores aos registrados há um ano atrás

12 horas ago