Conferência Municipal da Cidade - Foto: Divulgação/ PMBV - Jonathas Oliveira
Boa Vista promove a 7ª Conferência Municipal da Cidade, que segue nesta sexta, 27, na Sala Teatro Escola, no Teatro Municipal. O evento teve início na noite desta quinta, 26, promovido pela prefeitura e Conselho Municipal da Cidade (COMCID-BV), reunindo representantes da sociedade civil, movimentos populares, setor privado, universidades, conselhos e órgãos públicos.
O objetivo é promover o debate público e a construção participativa da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano, alinhada às realidades locais. A conferência marca a etapa municipal da conferência e vai eleger os delegados que representarão Boa Vista na fase estadual e, posteriormente, nacional.
Durante a programação, acontecem debates de temas como por exemplo: mobilidade urbana; habitação e regularização fundiária; planejamento territorial; crise climática e sustentabilidade, assim como financiamento de políticas públicas; inclusão digital e gestão metropolitana.
De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Flávio Granjeiro, a escuta ativa da população tem sido uma diretriz da atual gestão.
“A Prefeitura de Boa Vista tem um histórico de ouvir a população na construção das políticas públicas. Foi assim na revisão do Plano Diretor e no Plano de Mobilidade Urbana, que contaram com ampla participação da sociedade. A escuta ativa é essencial para que as decisões reflitam as reais necessidades da população e para que a cidade cresça de forma organizada, inclusiva e sustentável”, afirmou.
O presidente do COMCID-BV, Sérgio Pillon, destacou que Boa Vista já tem tradição na conferência e reforçou a importância da participação popular na formulação de políticas públicas.
“Boa Vista está oportunizando o debate com a comunidade sobre temas que impactam diretamente a vida nas cidades. Seguimos avançando na formulação de uma política urbana local, alinhada à proposta nacional de cidades inclusivas, sustentáveis e com justiça social”, disse.
O COMCID-BV é composto por 27 integrantes de diversos segmentos, o que garante representatividade e diálogo constante com a população. A enfermeira Selma Barros participou do evento pela primeira vez e, segundo ela, trata-se de uma grande oportunidade para entender melhor como as decisões são tomadas e contribuir ativamente com o desenvolvimento da cidade.
“Eu não tinha conhecimento, mas uma amiga me convidou e me explicou a importância. Como moradora do município, entendi que a gente precisa saber o que está acontecendo para poder ajudar e lutar por melhorias. É nosso papel como cidadãos. Muitas vezes a gente critica sem saber o que está sendo feito. Estar aqui é uma forma de se informar, participar e entender como tudo funciona”, afirmou.
A acadêmica de arquitetura da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Ivone da Silva, também participou do evento e ressaltou a importância do envolvimento estudantil nas decisões sobre o futuro urbano.
“É muito importante vivenciar isso pessoalmente. Na universidade, aprendemos sobre urbanismo e cidadania, mas estar aqui é participar como cidadã e como futura profissional. A gente passa a entender de forma prática como se constrói uma cidade mais justa”, disse.
Fonte: Da Redação
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…
Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…