Cidades

Incra abre inscrições para mais de 240 vagas em assentamentos de Roraima

Os Trabalhadores rurais poderão se inscrever no processo seletivo do Incra, a partir desta segunda-feira, 4. Ao todo são 244 vagas nos projetos de assentamento no estado. São 100 vagas par o Projeto de Assentamento Cupiúba, localizado em Caracaraí, e mais 144 para o Projeto de Assentamento Tatajuba, no Cantá. Os interessados podem acessar os editais completos na Plataforma de Governança Territorial (PGT) do Incra .

Conforme o superintendente do Incra em Roraima, Evangelista Siqueira, o período de inscrição para cada projeto é específico. O Cupiúba aceita inscrições de 4 a 19 de novembro, enquanto o Tatajuba recebe candidatos de 2 a 17 de dezembro.

Os trabalhadores podem fazer as inscrições online e gratuitas na plataforma PGT ou presencialmente. Além disso, os interessados para o assentamento Cupiúba, devem ir ao Sítio São Miguel, lote 91, vicinal 31, em Novo Paraíso – Rorainópolis. O horário é das 9h às 17h (com intervalo das 12h às 14h). Já para o assentamento Tatajuba, o local é o ATRCS, Lote 83, Vicinal 07, no Cantá.

De acordo com o órgão, são exigidos documentos como: CPF, documento de identificação com foto, comprovação do estado civil. Além do Cadastro Único (CadÚnico) atualizado e documentos de todos os membros da unidade familiar. Também é necessário acessar o portal gov.br com CPF e senha pessoal; quem ainda não possui conta gov.br deve criar uma para efetuar a inscrição.

Restrições

Conforme o Incra as pessoas excluídas do Programa Nacional de Reforma Agrária, proprietários rurais (exceto agricultores com propriedades insuficientes), estão impedidos de participar do processo seletivo. Os proprietários e acionistas de sociedades empresárias (exceto MEIs), também não poderão se inscrever. E ainda menores de 18 anos e aqueles com renda não agrícola superior a três salários mínimos mensais. Os ocupantes de cargos públicos remunerados também são vedados, salvo em caso de função comunitária compatível com a exploração do lote.

Processo

As etapas da seleção serão publicadas no site do Incra, e permite a possibilidade de recursos. Os candidatos aprovados assinarão o Contrato de Concessão e Uso (CCU) do lote. Assim, garantindo um título provisório e habilitação para acessar créditos do Incra, que visam apoiar tanto a produção agrícola quanto a moradia.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

View Comments

Recent Posts

Endividamento das famílias sobe para 82%, mas inadimplência cai, aponta pesquisa

Pesquisa da CNC mostra que a alta foi impulsionada pelo cartão de crédito; brasileiros comprometem…

8 horas ago

Homem é preso suspeito de estuprar e engravidar menina de 11 anos no interior de Roraima

Homem foi flagrado pelo irmão da vítima cometendo o crime em um barracão abandonado. Menina…

8 horas ago

Indígenas protestam contra o Marco Temporal em Roraima e bloqueiam trecho da BR-174

Mobilização reúne mais de 30 comunidades da Terra Indígena Raposa Serra do Sol

9 horas ago

Comércio de Roraima deve movimentar R$ 18 milhões com vendas do Dia dos Pais em 2026

Estimativa da Fecomércio aponta crescimento real de 2,5% nas vendas e prevê maior resultado da…

9 horas ago

Homem é preso em flagrante por estuprar adolescente de 13 anos em Pacaraima

Suspeito dava dinheiro para que a menina não contasse a ninguém que era vítima de…

9 horas ago

Polícia Civil apreende objetos usados em suposta rinha de galos em Boa Vista

Conforme denúncia anônima, animais também estariam sendo preparados para rinhas. Dono do local onde ocorreu…

10 horas ago