Segundo Força-Tarefa, atendimento é uma orientação do Ministério da Saúde e deve imunizar 754 indígenas
Os indígenas venezuelanos das etnias Warao, Eñepá e Pemon começaram por imunização no sábado (19) contra a Covid-19. Eles receberam atendimento pela Operação Acolhida em Roraima.
Do mesmo modo, a ação tem o apoio do Ministério Público Federal (MPF). Além disso, do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Em alusão ao início da campanha do grupo, a primeira imunizada foi a indígena da etnia Warao, Maria Fabíola Zapáta. Aplicaram a dose no Núcleo de Saúde da Acolhida (NSA), no bairro 13 de setembro, espaço voltado exclusivamente aos imigrantes.
Conforme a Acolhida, 754 indígenas residentes em Boa Vista passarão por imunização. Eles estão nos abrigos indígenas do Jardim Floresta, Pintolândia, Tancredo Neves e Nova Canaã.
Conforme o Exército, que coordena os trabalhos da Força-Tarefa, o atendimento é uma orientação do Ministério da Saúde.
“A iniciativa segue o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde que tem como objetivo principal a proteção dos desassistidos e de pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença”, explicou.
A Força-Tarefa informou que a quantidade de vacinas disponibilizadas pela Secretaria de Saúde de Roraima já servem para imunizar todos os indígenas residentes em abrigos de Boa Vista.
Nesse sentido, a campanha deve seguir para os indígenas do Janokoida, em Pacaraima, e, posteriormente, para os assistidos em Manaus, no Amazonas, com a chegada e o repasse de novas doses.
No total, 903 indígenas, nos dois estados, estão aptos para receber a vacina.
Segundo o Ministério da Cidadania, mais de R$ 80 milhões foram investidos entre março e julho deste ano, para promover ações socioassistenciais e inclusão socioeconômica dos estrangeiros.
Dessa forma, estima-se que mais de 200 mil venezuelanos tenham entrado no Brasil pela fronteira de Pacaraima, município localizado na região Norte de Roraima.
Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro