Foto: Divulgação/CIR
Indígenas iniciaram manifestações nas principais rodovias de Roraima na manhã desta terça-feira, 29, contra o marco temporal.
Por volta das 8h, indígenas da Raposa Serra do Sol e São Marcos bloquearam por duas horas o quilômetro 666 da BR-174, em Pacaraima. Conforme o Conselho Indígena de Roraima (CIR), foi uma manifestação pacífica, sem tumulto e outras ocorrências.
Durante o movimento, ocorreram atos culturais, como danças, cantos, defumação do maruwai (ritual) e gritos de guerra como “fora marco temporal”, “lutar, vencer e nunca desistir”, “povos unidos jamais serão vencidos” e “suspenda a lei do marco temporal, permanente”.
Os atos também ocorrem na RR-432, no Cantá, e em rodovias de Amajari e Normandia, ao Norte de Roraima. As manifestações são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48, de autoria do senador Hiran Gonçalves (Progressistas), e a lei 14.701/23, que estabelece o marco temporal.
A manifestação antecede a pauta da PEC 48, prevista para essa terça-feira no Senado Federal. E segue a Mobilização Indígena Nacional, que ocorre nesta quarta-feira, 30, em Brasília.
Fonte: Da Redação
Suspeitos fugiram pela mata durante abordagem na BR-174 e não foram localizados
Alunos relatam calor, salas de aula sem estrutura básica e banheiro improvisado
Disputas marcam o encerramento da segunda rodada
Matéria está pronta para entrar na pauta do Plenário, que retoma as atividades neste mês
Medida permite o bloqueio de valores em contas intermediárias e a devolução de recursos em…
Em janeiro, valores estavam até 27% inferiores aos registrados há um ano atrás