Indígenas iniciaram manifestações nas principais rodovias de Roraima na manhã desta terça-feira, 29, contra o marco temporal.
Por volta das 8h, indígenas da Raposa Serra do Sol e São Marcos bloquearam por duas horas o quilômetro 666 da BR-174, em Pacaraima. Conforme o Conselho Indígena de Roraima (CIR), foi uma manifestação pacífica, sem tumulto e outras ocorrências.
Durante o movimento, ocorreram atos culturais, como danças, cantos, defumação do maruwai (ritual) e gritos de guerra como “fora marco temporal”, “lutar, vencer e nunca desistir”, “povos unidos jamais serão vencidos” e “suspenda a lei do marco temporal, permanente”.
Os atos também ocorrem na RR-432, no Cantá, e em rodovias de Amajari e Normandia, ao Norte de Roraima. As manifestações são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48, de autoria do senador Hiran Gonçalves (Progressistas), e a lei 14.701/23, que estabelece o marco temporal.
A manifestação antecede a pauta da PEC 48, prevista para essa terça-feira no Senado Federal. E segue a Mobilização Indígena Nacional, que ocorre nesta quarta-feira, 30, em Brasília.
Fonte: Da Redação
Atualmente com 13 anos, a vítima revelou que sofria abusos do pai desde os seis…
Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…
Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…
Grupo terá 9 apresentações durante o maior espetáculo natalino de Roraima, contando com 150 coristas